Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram por unanimidade, durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (19) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, o projeto de Lei nº 68/2011, de autoria do Poder Executivo, que cria o programa “Formação de Agentes de Inclusão” e autoriza a Administração a firmar convênio com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Americana (APAE).
O projeto de lei prevê o repasse anual de R$ 307 mil à associação. O programa tem como foco principal a geração de renda e abertura de oportunidades de trabalho para pessoas com deficiências. Nessa primeira etapa, serão abertas 20 vagas para os agentes de inclusão estagiarem durante um ano na Prefeitura, em suas autarquias e fundação, recebendo uma bolsa-auxílio.
Programa de Valorização Funcional
Foi aprovado por unanimidade, após ser incluído na pauta da Ordem do Dia em regime de urgência, o projeto de Lei nº 72/2011, de autoria do Poder Executivo, que estende os benefícios criados pelo Programa de Valorização Funcional aos servidores concursados da Administração Direta, Indireta e Fundacional não abrangidos pela Lei nº 5.167/2011.
Data base do funcionalismo público municipal
Foi aprovado por unanimidade o projeto de Lei nº 71/2011, de autoria do Poder Executivo, que unifica a data base de primeiro de janeiro de cada exercício para a negociação de reivindicações decorrentes da relação de trabalho dos servidores públicos municipais estatutários e celetistas.
Escolas de educação infantil
Foi aprovado por unanimidade, após ser incluído na pauta da Ordem do Dia em regime de urgência, o projeto de Lei nº 65/2011, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a autorização de funcionamento das instituições de educação infantil mantidas por entidades particulares e que não disponham de Ensino Fundamental e Médio.
O projeto de lei do Executivo disciplina e outorga de autorização de funcionamento às instituições de educação infantil particulares que não disponham de Ensino Fundamental e Médio. A propositura substitui a Lei Municipal 2.992/1996, que trata do mesmo assunto. Segundo a exposição de motivos enviada pelo prefeito municipal, a alteração é necessária para adequar a Lei municipal às normas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Normas de segurança para maternidades
Foi aprovado com onze votos favoráveis e uma ausência o projeto de Lei nº 91/2010, de autoria do vereador Valdecir Duzzi, que propõe a instituição de normas de segurança para recém-nascidos e crianças internadas em hospitais das redes pública e privada de saúde em Americana. O objetivo, segundo o autor, é proteger as famílias e evitar o sequestro e desaparecimento de crianças e recém-nascidos, bem como a troca de bebês nas maternidades.
“Como tem sido amplamente divulgado na imprensa, são impressionantes e inúmeros os casos de desaparecimento de crianças, troca de recém-nascidos, e invasão do espaço médico-hospitalar por sequestradores, tanto nas maternidades e hospitais da rede pública como também nos da rede particular de todo o Brasil”, afirma Duzzi no documento.
No projeto, o parlamentar determina a obrigatoriedade de utilização de pulseiras dotadas de sensor de alarme, com sistema de fechamento que poderá ser manuseado apenas pelas pessoas autorizadas. As portas de entrada e saída dos hospitais e maternidades deverão também possuir sistema eletrônico que acione o alarme caso o sensor ultrapasse a área permitida.
Título de cidadania
Foi aprovado com treze votos favoráveis o projeto de Decreto Legislativo nº 26/2011, de autoria do vereador Antonio Carlos Sacilotto, que concede título de Cidadão Emérito ao senhor Vanderlei Macris.
Abertura de crédito adicional especial
O projeto de lei nº 58/2011, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 400 mil para implantação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, foi aprovado por unanimidade.
Prorrogação de prazo
Foi aprovado por unanimidade o projeto de Decreto Legislativo nº 29/2011, de autoria da Comissão Especial de Estudos para análise e revisão da legislação pertinente, bem como a apresentação de Projeto de modernização na gestão administrativa dos cemitérios do município de Americana, que prorroga por 120 dias o prazo para término dos trabalhos e apresentação do relatório conclusivo.
Estrutura Administrativa da Câmara Municipal de Americana
Foi aprovado por unanimidade, em segunda discussão, o projeto de Decreto Legislativo nº 33/2011, de autoria da Mesa Diretora, que altera o Decreto Legislativo n° 111/1997, que dispõe sobre a estrutura administrativa e plano de empregos e salários da Câmara Municipal.
Também foi aprovado por unanimidade, em segunda discussão, o projeto de Decreto Legislativo nº 34/2011, de autoria da Mesa Diretora, que altera quadros de pessoal da estrutura administrativa e do plano de empregos e salários da Câmara Municipal de Americana.
Feira do Emprego
Foi aprovado por unanimidade, em redação final, o projeto de Decreto Legislativo nº 22/2011, de autoria do vereador Valdecir Duzzi (PSDB), que institui a “Feira do Emprego, Estágio e Qualificação Profissional” no município de Americana. O objetivo da propositura é tornar oficial, no calendário de eventos da cidade, a realização de uma edição anual da Feira do Emprego.
Sambanon
Foi aprovado por unanimidade em segunda discussão o projeto de Lei nº 47/2011, de autoria do vereador Antonio Carlos Sacilotto, que declara de utilidade pública municipal a Sociedade Amigos e Moradores dos Bairros Parque Novo Mundo, Nielsen Ville e Parque Universitário (Sambanon).
Retirado
O projeto de Lei nº 63/2011, de autoria do Presidente da Câmara Antonio Carlos Sacilotto (PSDB) e dos vereadores Paulo Chocolate (PSC) e Capitão Crivelari (PP) – Mesa Diretora, que alterava a Lei Municipal nº 4.676/2008, que dispõe sobre o parcelamento, a unificação, a modificação e o aproveitamento do solo para fins urbanos no território do município, foi retirado de tramitação a pedido dos autores.
Adiados
O projeto de lei nº 78/2009, de autoria do vereador Odair Dias, que propõe a criação do “Passe-Atleta” para alunos das escolinhas municipais de esporte, foi adiado por 60 dias a pedido do vereador Adelino Leal.
O projeto de Lei nº 222/2010, de autoria do vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim, que altera a Lei nº 4.676/2008, que dispõe sobre o parcelamento, a unificação, a modificação e o aproveitamento do solo para fins urbanos no território do município, foi adiado por 30 dias a pedido da vereadora em exercício Lurdinha Ginetti.
O projeto de Lei nº 224/2010, de autoria do vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim, que altera a Lei nº 4.597/2008, que dispõe sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do Município de Americana/PDDI, foi adiado por 30 dias a pedido da vereadora em exercício Lurdinha Ginetti.
O projeto de Lei nº 225/2010, de autoria do vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim, que altera a a Lei nº 5.011/2010, que dispõe sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), foi adiado por 30 dias a pedido da vereadora em exercício Lurdinha Ginetti.
O projeto de Lei nº 21/2011, de autoria do Poder Executivo, que cria o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), foi adiado por 13 dias a pedido do vereador Paulo Chocolate.
O projeto de Lei nº 29/2011, de autoria da vereadora em exercício Lurdinha Ginetti (PDT), que concede redução de IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) a imóveis dotados de “telhado verde”, recebeu terceiro pedido de vista do vereador Paulo Chocolate.
O projeto de Lei nº 40/2011, de autoria do vereador Capitão Crivelari, em que estabelece normas urbanísticas para a instalação de postos de abastecimento e de prestação de serviços a veículos automotores, recebeu primeiro pedido de vista do vereador autor.
Assessoria de Comunicação
Publicado em: 19 de maio de 2011
Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail
Categoria: Notícias da Câmara
13 de agosto de 2025
O vereador Marcos Caetano (PL) se reuniu na terça-feira (12) com o diretor geral Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”,...
13 de agosto de 2025
A vereadora Roberta Lima (PRD) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando que a p...
13 de agosto de 2025
A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na Câmara Municipal de Americana solicitando informações da pref...
12 de agosto de 2025
Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram doze projetos de lei e um projeto de decreto legislativo, além de 24 r...
12 de agosto de 2025
O vereador Jean Mizzoni (Agir) protocolou um projeto de lei na secretaria da Câmara Municipal de Americana propondo medidas de...
12 de agosto de 2025
O vereador Juninho Dias (PSD) protocolou um requerimento na Câmara Municipal de Americana questionando a prefeitura sobre aç...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.11 | Desenvolvido por: Sino Informática. Área Restrita do Site