0800- 7719701


Aprovada prorrogação de auxílio a servidores municipais da área da saúde



 

 

Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (6) no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo o projeto de lei nº 84/2020, de autoria do Poder Executivo, que prorroga a concessão de auxílio mensal de R$ 150 aos servidores públicos municipais da área da saúde.

 

O benefício foi concedido nos meses de maio, junho e julho aos funcionários do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi que recebem menos de R$ 3.679,86 e, com a aprovação da lei, continuará a ser pago enquanto permanecerem vigentes as medidas emergenciais estabelecidas em razão da pandemia de Covid-19.

 

Uma emenda de autoria de diversos vereadores estende o benefício a todo profissional da saúde e de assistência social que esteja no combate à Covid-19. As despesas serão custeadas com os recursos advindos do Governo Federal destinados ao combate da doença.

 

Esta foi a primeira sessão ordinária realizada pela Câmara de forma presencial desde o início da quarentena devido à pandemia de Covid-19. O legislativo realizou uma série de adaptações no plenário, como instalação de divisórias entre as bancadas dos vereadores, para garantir o distanciamento social e o cumprimento das regras sanitárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde. Seguindo as regras de reabertura do Plano São Paulo, as sessões estão sendo realizadas sem a presença de público enquanto Americana permanecer na categoria laranja, sendo permitida apenas a presença dos vereadores e funcionários administrativos de apoio.

 

Confira os outros projetos votados pelos vereadores nesta quinta-feira:

 

Ônibus apenas com passageiros sentados

 

Foi aprovado com dezoito votos favoráveis em primeira discussão o projeto de lei n° 87/2020, de autoria do vereador Gualter Amado (Republicanos), que obriga os ônibus do transporte público coletivo de Americana a trafegarem somente com passageiros sentados. De acordo com o parlamentar, o objetivo é evitar superlotação nos veículos e auxiliar na prevenção de doenças altamente contagiosas, como a Covid-19.

 

Segundo a proposta, a obrigatoriedade deverá valer enquanto durar o decreto de calamidade municipal ou estadual. A lei autoriza os motoristas a não pararem nos pontos de embarque quando os veículos atingirem a lotação estipulada e proíbe as empresas prestadoras do serviço de reduzirem as frotas enquanto houver demanda.

 

Audiências públicas virtuais

 

Foi aprovado por unanimidade em primeira discussão o projeto de lei n° 94/2020, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Americana, que altera a lei municipal n° 5717/2015, que disciplina a realização de audiências públicas no município de Americana.

 

O projeto permite a realização de audiências públicas virtuais e estabelece as regras para a organização de debates por videoconferência.

Alteração de lei

 

Foi aprovado por unanimidade em primeira discussão o projeto de lei nº 71/2020, de autoria do Poder Executivo, que altera a lei nº 6.277/2019, que autoriza o Poder Executivo a formalizar acordo extrajudicial com a União Operária de Americana.

 

Veto rejeitado

 

O veto total de autoria do Poder Executivo, ao projeto de lei nº 126/2019, de autoria do vereador Rafael Macris, que cria a Política Municipal para a População em Situação de Rua e dá outras providências.

 

Títulos de cidadania

  

O projeto de decreto legislativo nº 5/2020, de autoria do vereador Luiz da Rodaben, que concede título de cidadão americanense ao senhor Paulo Cezar Zanini Gonçalves, foi aprovado com dezenove votos favoráveis em discussão única.

 

O projeto de decreto legislativo nº 6/2020, de autoria do vereador Thiago Martins, que concede título de cidadão americanense ao senhor Luiz Eduardo Vota Salau, foi aprovado com dezenove votos favoráveis em discussão única.

 

O projeto de decreto legislativo nº 7/2020, de autoria do vereador Geraldo Fanali, que concede título de cidadã americanense à senhora Maria Aparecida de Barros Forini, foi aprovado com dezessete votos favoráveis e duas audiências em discussão única.

 

O projeto de decreto legislativo nº 8/2020, de autoria do vereador Luiz da Rodaben, que concede título de cidadão americanense ao senhor José Getulio Thuler”, foi aprovado com dezoito votos favoráveis e uma ausência em discussão única.

 

O projeto de decreto legislativo nº 9/2020, de autoria do vereador Luiz da Rodaben, que concede título de cidadão americanense ao senhor Wagner Aparecido Armbruster, foi aprovado com dezenove votos favoráveis em discussão única.

 

O projeto de decreto legislativo nº 10/2020, de autoria do vereador Juninho Dias, que concede medalha ‘Princesa Tecelã’ a Bruno Rodrigo Gibertoni Brito, foi aprovado com dezenove votos favoráveis em discussão única.

 

O projeto de decreto legislativo nº 11/2020, de autoria do vereador Juninho Dias, que concede medalha ‘Princesa Tecelã’ a Gustavo Henrique Codinhoto Lu, foi aprovado com dezenove votos favoráveis em discussão única.

 

Parecer de inconstitucionalidade

 

Foi acatado com doze votos favoráveis e seis contrários o parecer pela inconstitucionalidade formulado pela Comissão de Justiça e Redação ao projeto de lei nº 13/2020, de autoria do vereador Professor Padre Sergio, que institui o “Projeto Plantando o Futuro’, que dispõe sobre medidas para a conservação do meio ambiente e educação ambiental por meio do plantio de muda de árvore, ornamental ou frutífera, a cada criança matriculada no 1º ano do Ensino Fundamental da rede pública de educação municipal”.

 

Adiados

 

Recebeu primeiro pedido de vista formulado pelo vereador Dr. Alfredo Ondas (MDB) o parecer pela inconstitucionalidade formulado pela Comissão de Justiça e Redação ao projeto de lei nº 17/2020, de autoria do vereador Rafael Macris, que altera dispositivos da Lei n° 4.547, de 6 de novembro de 2007, que dispõe sobre o Estatuto de Defesa, Controle e Proteção dos Animais no Município de Americana e dá outras providências.

 

O parecer pela inconstitucionalidade formulado pela Comissão de Justiça e Redação ao projeto de lei nº 18/2020, de autoria do vereador Vagner Malheiros, que dispõe sobre medidas permanentes de combate à pedofilia, recebeu primeiro pedido de vista formulado pelo vereador Vagner Malheiros.

 

O projeto de decreto legislativo nº 4/2020, de autoria do vereador Léo da Padaria, que concede medalha de mérito “Ayrton Senna” ao senhor José Henrique de Carvalho, recebeu primeiro pedido de vista formulado pelo vereador Thiago Martins (PV).


Publicado em: 06 de agosto de 2020

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro