Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram por quinze votos favoráveis e um contrário, com emendas, em primeira discussão, durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (24) no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, o projeto de lei nº 69/2016, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a operação do sistema de estacionamento rotativo pago, denominado Área Azul, no município de Americana. O projeto foi incluído na pauta da Ordem do Dia em regime de urgência.
De acordo com a propositura, o sistema poderá ser operado diretamente pelo poder público ou outorgado à iniciativa privada, por meio de concessão onerosa. Neste caso, o serviço será remunerado por tarifas fixadas por decreto, revisadas anualmente com base na variação do IGP (Índice Geral de Preços).
Na justificativa, o Poder Executivo afirma que a Área Azul vem funcionando de forma ineficiente e que a concessão à iniciativa privada melhoraria a fiscalização, aumentaria a rotatividade dos veículos estacionados nas vagas e ajudaria a movimentar o comércio local.
Foram aprovadas ainda duas emendas: uma, de autoria do vereador Téo Feola (PV), assegura que os servidores da Guarda Municipal lotados na área azul não sofrerão prejuízos nos vencimentos e contratos de trabalho, devendo ser incorporados pela empresa concessionária; a segunda, de autoria do vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), determina que seja enviada à Câmara cópia do contrato celebrado com a concessionária.
O projeto volta a discussão e votação, em redação final, na sessão ordinária de quinta-feira (2).
Isenção de taxa de inscrição para melhor idade em competições esportivas
O projeto de Lei nº 62/2016, de autoria do vereador Téo Feola, que dispõe sobre a isenção de taxa de inscrição para pessoas da Melhor Idade em toda e qualquer competição esportiva, foi aprovado em primeira discussão com onze votos favoráveis e sete ausências.
De acordo com o parlamentar, o objetivo é incentivar a participação das pessoas da melhor idade em competições e eventos esportivos realizados na cidade.
“A prática esportiva favorece a socialização dos idosos, a melhoria da autoestima e da autoconfiança, a independência nas atividades diárias, a reintegração, o bem-estar físico e mental, bem como a diminuição da ansiedade e da depressão”, explica.
Denominação
O projeto de Lei nº 63/2016, de autoria do vereador Téo Feola, que denomina Avenida Américo Schneider o Caminho de Servidão (Fazenda Santa Lúcia) e a Estrada Municipal (Fazenda Santa Lúcia) localizados na Praia Azul, foi aprovado por unanimidade em primeira discussão.
Medalha de mérito Ayrton Senna
O projeto de Decreto Legislativo nº 21/2016, de autoria do vereador Valdecir Duzzi (Solidariedade), que concede medalha de mérito “Ayrton Senna” ao senhor Mateus Gardioni, foi aprovado com dezessete votos favoráveis e duas ausências em discussão única.
Indicação de representantes aos conselhos
Foi aprovado por unanimidade em redação final o projeto de Lei nº 56/2016, de autoria do Poder Executivo, que estabelece prazo para os órgãos públicos, entidades e organizações da sociedade civil com assento nos conselhos e comissões municipais indicarem seus representantes.
Alterações de leis
O projeto de Lei nº 57/2016, de autoria do vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), que altera disposições da Lei 5.890/2016, que denomina as vias públicas que especifica do Loteamento Industrial 9 de Julho, foi aprovado por unanimidade em segunda discussão.
O projeto de Lei nº 68/2016, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei nº 5.299/2012, que dispõe sobre a Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi aprovado por unanimidade em segunda discussão.
Adiados
O projeto de Lei nº 206/2013, de autoria do vereador Luiz Renato (PC do B), que institui o Estatuto do Pedestre, foi adiado por cinquenta dias a pedido do vereador Davi Ramos.
Recebeu primeiro pedido de vista formulado pelo vereador Alfredo Ondas (PDMB) o projeto de Lei nº 54/2016, de autoria do Poder Executivo, que institui o Plano Municipal de Saneamento Básico.
O projeto de Lei nº 60/2016, de autoria do vereador Tonhão do Veteranos (PMDB), que autoriza a utilização de espaços públicos de publicidade para campanhas educativas sobre atos de violência contra a mulher, recebeu segundo pedido de vista formulado pelo vereador autor.
O projeto de Lei nº 64/2016, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional especial e altera as Leis nº 5.490/2013 e nº 5.770/2015, recebeu primeiro pedido de vista formulado pelo vereador Luciano Corrêa (PSD).
O projeto de Lei nº 66/2016, de autoria do vereador Eduardo da Farmácia (PMDB), que altera disposições da Lei nº 5.011/2010, que dispõe sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), foi adiado por trinta dias a pedido do vereador autor.
Publicado em: 24 de maio de 2016
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail
Categoria: Notícias da Câmara
13 de agosto de 2025
O vereador Marcos Caetano (PL) se reuniu na terça-feira (12) com o diretor geral Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”,...
13 de agosto de 2025
A vereadora Roberta Lima (PRD) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando que a p...
13 de agosto de 2025
A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na Câmara Municipal de Americana solicitando informações da pref...
12 de agosto de 2025
Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram doze projetos de lei e um projeto de decreto legislativo, além de 24 r...
12 de agosto de 2025
O vereador Jean Mizzoni (Agir) protocolou um projeto de lei na secretaria da Câmara Municipal de Americana propondo medidas de...
12 de agosto de 2025
O vereador Juninho Dias (PSD) protocolou um requerimento na Câmara Municipal de Americana questionando a prefeitura sobre aç...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.11 | Desenvolvido por: Sino Informática. Área Restrita do Site