0800- 7719701


Avanços nas pesquisas sobre o Transtorno do Espectro Autista são debatidos em seminário na Câmara



A Câmara Municipal de Americana realizou na quinta-feira (10), no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, o seminário “Desvendando o Autismo: Como a ciência está moldando novas possibilidades de tratamento”. Organizado em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado anualmente em 02 de abril, o seminário foi

realizado em atendimento a um requerimento de autoria do vereador Leco Soares (Podemos) e teve como objetivo promover a divulgação de informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ajudar a ampliar a conscientização sobre o tema.

 

Participaram os vereadores Leco Soares, Gutão do Lanche (Agir), Leonora Périco (PL), Levi Rossi (PRD), Lucas Leoncine (PSD) e Talitha De Nadai (PDT); o secretário de Gestão de Convênios de Americana, Vinícius Zerbetto; o presidente da Fundação de Saúde de Americana (Fusame), Fábio Beretta Rossi; a diretora da Educação Básica da secretaria municipal de Educação, Graciete Pereira da Silva; o diretor financeiro da APAE Americana, Claudinei Alves Pereira; e a presidente da comissão de direitos das pessoas com deficiência e de acessibilidade da OAB Americana, Érica Bodemeier, além de profissionais e representantes de instituições ligadas ao tema, vereadores de cidades da região e população interessada.

 

O seminário contou com duas palestras sobre os avanços nas pesquisas relacionadas ao TEA. A fonoaudióloga e psicopedagoga Dra. Luciana Reolon falou sobre alterações comportamentais e neurológicas relacionadas ao TEA e destacou que cada pessoa possui características diferentes, o que demanda um atendimento personalizado. “O autismo possui grande complexidade, pois cada indivíduo necessita da avaliação de profissionais de várias áreas e da atuação dos pais para entendermos o que se passa com aquela pessoa e atendermos da melhor forma possível, oferecendo qualidade de vida. Cada cérebro precisa ser atendido para que a pessoa tenha um tratamento adequado. A gente precisa ter um olhar individualizado pra cada um, tanto no tratamento quanto na forma que a gente vai olhar pra essa pessoa. Quando você tem um olhar diferenciado, a gente pode fazer melhor”, falou.

 

Já a pesquisadora do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética da Unicamp, Dra. Katlin Massirer, abordou descobertas podem resultar em novos medicamentos e possibilidades de tratamento. “Nosso objetivo é desenvolver um laboratório de referência para pesquisa de novos medicamentos para o autismo. Dentro do espectro autista, temos que compreender o conjunto de características que são muito particulares a cada pessoa com autismo e tentar desenvolver medicamentos que atenuem o sofrimento de crianças e famílias. É preciso avaliar a condição de cada pessoa pois um remédio pode ser ideal para um e não surtir efeito algum em outro. Cada caso é particular e muitas vezes é necessária uma combinação de medicamentos, então por isso essa pesquisa é tão importante”, observou.

 

O vereador Leco Soares, autor do requerimento que motivou a realização do evento, destacou a importância da união de forças. “Estamos hoje aqui reunidos por uma causa muito importante. Esta é uma luta de muito tempo. Parabenizo as mães que estão aqui hoje, pois é a luta de vocês que faz com que nós possamos enxergar e fazer a nossa parte, com a aprovação de alguns projetos de lei pensando na questão do autismo, embora saibamos que ainda tem muito a ser feito. Temos que continuar atuando juntos para trazer mais qualidade de vida aos autistas e suas famílias”, disse.

 

Os vereadores também utilizaram a palavra e parabenizaram as palestrantes pelas informações apresentadas, destacando a importância da discussão do tema. “Hoje estamos aqui para aprender sobre uma causa tão nobre e assim podermos contribuir de maneira mais eficaz dentro da nossa atuação legislativa, propondo políticas públicas que atendam às pessoas e famílias, comentou Levi Rossi.

 

“Trabalhei na APAE por dez anos e conseguimos aumentar o atendimento clínico para esse público. Hoje vemos o quanto o conhecimento sobre o tema evoluiu e o quanto nossa cidade tem que se preparar para que essas crianças e adultos sejam atendidos da melhor forma possível”, disse a vereadora Talitha De Nadai.

 

“Visitei outras cidades junto com o Leco para conhecer melhor as estruturas oferecidas e conseguimos apresentar emenda impositiva para trazer uma sala multissensorial de atendimento, que será entregue em breve. Temos trabalhado também em políticas públicas e acredito que essa atuação conjunta trará ainda mais benefícios para as famílias”, observou Lucas Leoncine.

 

“É uma luta difícil e constante, mas tenho certeza de que todos estão aqui com um carinho e um olhar especial para trabalhar, evoluir e oferecer melhor qualidade de vida a essas pessoas”, acrescentou Gutão do Lanche.

 

“Fico feliz com essa oportunidade de aprender mais sobre esse tema. Nós que trabalhamos com a população devemos ouvir esses profissionais para aprender a atender não só as crianças, mas também as famílias. Parabéns pelas palestras e pelas informações”, concluiu Leonora Périco.

 

As palestras completas estão disponíveis no canal do Youtube da TV Câmara, no link https://www.youtube.com/@cmamericana

 

 


Publicado em: 11 de abril de 2025

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro