0800- 7719701


Big Brother, George Orwell e Diego De Nadai



Que diria o escritor Geoge Orwell se visse o BBB-9? Certamente ficaria escandalizado por tamanha usurpação de ver tal distorção e trivialidade empregada na idéia original do “Grande Irmão”, narrada em seu romance “1984”, em que um ditador supremo do mundo mantinha a todo custo uma utopia negativa. O fabuloso aparato policialesco mantinha a população sob jugo do infame vigiado pelas 24 horas do dia, tal como são os protagonistas do programa de televisão.
O que Orwell destaca é a cultura das proles dominadas pelo partido do poder vigente. Argüia o autor que o ser humano nunca está sozinho onde quer que esteja e que nunca faz nada para si próprio, tudo é artificialmente regulado.
Também por um tempo nossa sociedade discutiu a implantação dos sistemas de vídeo monitoramento, sempre lutando contra o dilema da dominação completa, do roubo escancarado da privacidade e do controle indiscriminado.
Geralmente, tais sistemas a titulo de servir como instrumento de combate ao crime acabou virando lei em alguns municípios, inclusive no nosso, após acalorada discussão da qual o atual alcaide foi participe, como vereador na época.
Tínhamos a idéia de aplicá-lo como forma de prevenir o crime. No entanto, num arroubo de genialidade, este utilizou - e muito bem - no controle daquilo que hoje fere de morte uma administração, ou seja, na saúde publica, mais precisamente no controle do atendimento do cidadão, que busca este recurso junto aos órgãos municipais.
Ainda é cedo para uma avaliação precisa e segura e para emitirmos prognósticos. O certo é que o Diego acertou em cheio nesse item.
Com poucos dias de governo, está “plugado” na sua maior promessa de campanha e monitora em tempo real o que se passa no balcão de atendimento de um posto médico. Confessou-me o alcaide que sente atração fatal por ver imagens até fora do expediente e aos sábados e domingos, tamanha é a eficácia do sistema. Também os funcionários - que num primeiro momento achamos que seriam compelidos a se julgarem constrangidos - agradeceram tal iniciativa, pois dali observa-se a excelência no atendimento.
Estive recentemente no gabinete do prefeito acompanhando o Secretário da Segurança Pública e a alta cúpula da Polícia Civil para discutir sobre horroroso crime que abalou a cidade. Nesta oportunidade, vi policiais antigos e talhados ficarem de queixo caído com a iniciativa de Diego, que quebrou um paradigma, rompeu barreiras, fugiu do trivial e tomou atitude inovadora de estadista.
Todos, sem exceção, elogiaram a iniciativa e prometeram estudá-la e ampliá-la nos sistemas de combate ao crime. Fica aqui também o elogio e o apoio de quem sempre defendeu tal medida.
Parabéns Diego. Orwell ficaria orgulhoso se pudesse testemunhar a eficácia e bom emprego da idéia dele.
CAPITÃO CRIVELARI
Vereador PP e Oficial da Reserva da Policia Militar



Publicado em: 19 de janeiro de 2009

Publicado por: Capitão Crivelari

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro