0800- 7719701


Câmara apoia campanha “Setembro Amarelo” de prevenção ao suicídio



A Câmara Municipal de Americana manifesta oficialmente seu apoio à campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio, realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Federal de Medicina. Realizada desde 2014, a campanha tem o objetivo de prevenir e reduzir o número de suicídios no Brasil.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. Já ao que se refere às tentativas, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos. São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no país e mais de um milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos estavam relacionados a transtornos mentais - em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Por isso, a campanha Setembro Amarelo busca conscientizar a população sobre a importância da identificação e tratamento corretos das doenças mentais, visando contribuir para a redução desses números alarmantes.

 

 

Para o presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Martins (PV), o apoio à campanha é importante especialmente após a pandemia de Covid-19, que abalou psicologicamente tantas pessoas. “Diversos estudos apresentam indicadores que durante a pandemia houve um aumento significativo nos casos de depressão, ansiedade, entre outros transtornos, por conta das restrições e isolamento social necessários para conter o avanço da Covid-19. Traumas se não tratados podem levar ao suicídio, que infelizmente é uma realidade presente em muitos lares no Brasil e no mundo. A vida é o bem mais precioso que existe. Toda e qualquer ação que tenha o objetivo de preservá-la tem nosso apoio”, comenta.

 

Para mais informações, acesse o site oficial da campanha: https://www.setembroamarelo.com/ .

 

 

 


Publicado em: 03 de setembro de 2021

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro