0800- 7719701


Câmara entrega título de cidadã americanense a Maria Buoso Blanco nesta sexta-feira



A Câmara Municipal de Americana realiza nesta sexta-feira (9) sessão solene de entrega do título de cidadã americanense a senhora Maria Buoso Blanco, pelos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria dos vereadores Antonio Carlos Sacilotto (PSDB) e Celso Zoppi (PT).
A solenidade acontece no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelos canais 4 da NET Digital e 96 da NET convencional e pela internet, no site oficial www.camara-americana.sp.gov.br.
Maria Buoso Blanco
Nascida na cidade de Torre di Mosto em Veneza - Itália, em 12 de novembro de 1937, Maria Buoso Blanco, conhecida por “Maria Italiana” é casada com Carlos Blanco e mãe de dois filhos, Carlos Adriano e Ana Maria.
Sua infância foi em Veneza, na Itália. Maria estudou no Colégio das Irmãs de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Porém, durante a Segunda Guerra Mundial, a família enfrentou dias difíceis. Foi quando venderam tudo na Itália e compraram as passagens para o Brasil.
Assim que chegaram a Americana, Dona Maria Italiana foi trabalhar na Tecelagem Jacyra. Em seu primeiro trabalho como industriária, aprendeu a virar tear. Logo em seguida foi trabalhar na Fibra, uma fábrica que produzia rayon. Lá trabalhou por 14 anos e naquela empresa conheceu Carlos Blanco “Paco”, um imigrante espanhol da cidade de Santiago de Compostela.
Maria Italiana começou em 1985 a participar da Sociedade Italiana de Americana. A sede era na Rua 30 de Julho, sendo presidente o Sr. Roberto Zerbetto, que decidiu fundar um coral Ítalo-Brasileiro, que até hoje se mantém vivo. Na época com poucas atrações culturais na cidade, a Sociedade Italiana foi crescendo. Realizavam inúmeros jantares onde eram convidados cantores populares como: Tony Angeli, Mafalda Minozzi, o conjunto paulista Mazzolin de Fiori e o próprio coral da Sociedade.
Por esses anos, participando da Sociedade Italiana de Americana e do Coral Ítalo - brasileiro, pôde contribuir na área cultural de Americana, e inclusive levando o nome da cidade em outras cidades através de apresentações musicais.
Homenagens
O título de cidadão americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de cidadão emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.
Assessoria de Comunicação
Nathália Ravara MTB - 61.654/SP


Publicado em: 08 de dezembro de 2011

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro