0800- 7719701


Câmara entrega título de cidadã americanense a Rosa Aparecida Simões de Oliveira



A Câmara Municipal de Americana realiza nesta quarta-feira (28) sessão solene para entrega do título de cidadã americanense à senhora Rosa Aparecida Simões de Oliveira, pelos relevantes serviços prestados ao município no desenvolvimento de atividades de cunho social. A solenidade acontece no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelos canais 4 da NET Digital e 96 da NET convencional.
A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Thiago Brochi (PSDB), aprovado por unanimidade. “Rosa Oliveira vem atuando no município há muitos anos, com um trabalho digno de ser reconhecido, pois não mede esforços para dar essa contribuição para a população de Americana”, afirmou no documento.
Biografia
Nasceu no dia 11 de setembro de 1949, no bairro Campo Limpo, em São Paulo. Era a primeira filha do casal Orlando Bachega e Carmela Bachega, que tiveram mais dois filhos.
Com quatorze anos começou a trabalhar na produção da Metalúrgica Metafil S.A, em São Paulo, que na época fabricava indutores elétricos. Com um ano de trabalho, mesmo não tendo um curso superior, foi promovida a supervisora do departamento de produção, cargo que ocupou por onze anos. Rosa não teve a oportunidade de completar seus estudos porque na época os pais não deixavam as filhas estudarem à noite.
Em novembro de 1970, conheceu Douglas, com quem se casou em 27 de setembro de 1975. Nessa época vieram para Americana, onde seu esposo trabalhou até 2006, quando sofreu um infarto fulminante, vindo a falecer. Rosa criou seus três filhos, Douglas Junior, Renato e Ricardo no bairro São Vito, mudando-se então para o Jardim Primavera, onde reside até hoje.
Em meados de 1993, descobriu que estava com câncer de mama. Em 1994, dentro do Hospital Municipal, Rosa e mais cinco mulheres resolveram começar a trabalhar e fundaram o Grupo Reviver, de apoio às mulheres que passam pelo câncer de mama. Hoje, o grupo conta com cerca de quarenta mulheres.
Participa de fóruns, palestras e caminhadas em Americana e região, orientando e conscientizando as mulheres a realizarem o exame do toque e mamografias para o diagnóstico precoce do câncer de mama, em parceria com a Secretaria da Saúde e Prefeitura Municipal de Americana.
Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro