0800- 7719701


Câmara entrega título de cidadão americanense a Juarez Godoy em sessão solene



A Câmara Municipal de Americana realiza nesta segunda-feira (18) sessão solene de entrega de título de cidadão americanense ao senhor Juarez Santos Godoy, pelos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Capitão Crivelari (PSD).
A solenidade acontece no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelos canais 4 da NET Digital e 96 da NET convencional.
Biografia
Juarez Santos Godoy nasceu em 26 de março de 1960 em São Paulo. Mudou-se para Americana com a família em 1965. Iniciou cedo a trabalhar com as mais diversas formas de arte. Entre 1974 e 1976 trabalhou com artesanato em metal e papel. Passou pela literatura como um dos criadores e editores do Jornal Mural Carlos Drummond de Andrade, na Escola Estadual Presidente Kennedy. Já em 1978 foi um dos fundadores e percussionistas do grupo musical Flor da Pedra um grupo musical, juntamente com seu irmão Jonas Godoy – ex-diretor de Cultura. Participou também do carnaval de rua de Americana como ritmista em escolas de samba.
Inspirado pelo seu pai Joaquim Godoy, começou a fotografar em 1981, ao adquirir sua primeira câmera fotográfica. No inicio dos anos 80 foi um dos fundadores do CORDA – Coral de Americana. Junto ao coral, fez inúmeras apresentações no interior do estado, no Teatro Municipal de São Paulo e ainda em Assunção, capital do Paraguai, a convite do Ministério da Cultura daquele país.
Foi premiado em 1982, pela primeira vez em um concurso fotográfico, na categoria originalidade. Em 1985 realizou sua primeira exposição individual – "Brasilidade", no MAC de Americana. Foi selecionado para a III Bienal Nacional de Fotografia do Museu da Imagem e do Som em São Paulo.
A partir de 1986, dedicou-se aos estudos e especializou-se em fotografia publicitária, jornalística, editorial, corporativa, autoral e iluminação. No mesmo ano, fundou o primeiro estúdio de fotografia publicitária da região, o Vivendo Fotografia. Participou de exposições coletivas em cidades do estado de São Paulo, e realizou exposições individuais em várias cidades brasileiras e na França, em 1997 e 1998, a convite da Embaixada do Brasil. Recebeu vários prêmios e menções honrosas em concursos e salões de arte.
No ano de 2000 qualificou-se como repórter fotográfico pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no estado de São Paulo. Habilitou-se pela Federação Nacional dos Jornalistas, pela Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo e pela Federação Internacional de Jornalistas.
Criou em 2002 o Jucards Cartões Postais e, durante oito anos consecutivos, editou postais publicitários e turísticos com fotografias de sua autoria. Já em 2004 foi representante regional, durante três anos, da Mega Models, uma das maiores agências de modelos do país, quando organizou e dirigiu etapas regionais de concursos de beleza de abrangência nacional. Participou como conselheiro da Câmara Setorial de Artes Visuais do Conselho Municipal de Cultura de Americana, entre 2009 e 2010.
Em 2009 ilustrou o livro "A arte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho", de Marco Catalão, com fotografias de algumas das principais obras do acervo do mestre Aleijadinho presentes no Circuito do Ouro. Em 2011 lançou o livro "Memória Viva de Americana" com imagens da cidade onde vive. São 139 fotografias de sua autoria. No mesmo ano, recebeu da Câmara Municipal de Americana o prêmio Destaques Culturais do Ano de 2010, indicado pelo Conselho Municipal de Cultura de Americana.
Começou no ano de 2012 o curso de Graduação em Artes pelo Claretiano Centro Universitário. Sempre que solicitado, contribui através de seu trabalho de fotografia profissional, como voluntário para entidades beneficentes de Americana.
Homenagens
O título de Cidadão Americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de Cidadão Emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 18 de novembro de 2013

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro