0800- 7719701


Câmara entrega título de cidadão emérito a Saul Camargo Neves em sessão solene na segunda (29)



 

A Câmara Municipal de Americana realiza na segunda-feira (29) sessão solene para a entrega de título de cidadão emérito ao senhor Saul Camargo Neves, por relevantes serviços prestados ao município. A solenidade é aberta ao público e acontece no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, a partir das 19h30. A TV Câmara transmite ao vivo no canal 8 da Claro (RPTV), pelo site oficial e redes sociais (Facebook e Youtube).

 

A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do presidente da Câmara, vereador Thiago Brochi (PL). Os títulos de cidadão emérito são entregues a pessoas nascidas em Americana e que tenham desenvolvido atividades de cunho social, científico, artístico, cultural, político, esportivo ou filantrópico no município.

 

Biografia

 

Saul Camargo Neves

 

Segundo filho do casal Antônio Camargo Neves e Gessy Gonçalves de Camargo Neves, Saul Camargo Neves nasceu em 26/10/1951, em Americana, mais precisamente no Bairro da Conserva.

 

Cursou o Divino Salvador e, posteriormente, o Grupo Escolar Dr. Heitor Penteado, o Ginásio Vocacional João XXIII e a Escola de Comércio Dom Pedro II. Estudou também Engenharia Civil em Itatiba. Divorciado, não teve filhos, mas algumas dezenas de sobrinhos que ama muito.

 

Trabalhou desde os 15 anos de idade com seus pais na fábrica de velas Moroabá, na Vila Santa Catarina. Trabalhou durante dez anos na Prefeitura de Americana, no antigo DOSU e na PRODAM.

 

Durante alguns anos, praticou com muito sucesso o automobilismo, quando se tornou corredor da Divisão 1 de carros de fábrica, em 1973, e faturou o Troféu Nove de Julho e a Taça Centauro. Venceu em 1977 e 1978 a Copa Lenine Severino, primeiro campeonato paulista de kart e berço de vários astros brasileiros que chegaram à Fórmula 1.

 

A paixão pelo automobilismo permanece, mas herdou de seu irmão Luís Carlos, mais conhecido como Bim Zanaga, outra paixão: a criação de aves. Criador e estudioso da ornitocultura, Saul pertence ao quadro da Associação dos Passaricultores do Estado de São Paulo como juiz de canto.

Foi através dessa sua afeição aos pássaros, que conheceu o tricampeão mundial de futebol Roberto Rivelino, com quem divide momentos de descontração e alegria nos churrascos e almoços nos fins de semana.

 

Em meados dos anos 1990, Saul descobriu um talento que o tornou conhecido, não só em Americana, como em toda a região: a gastronomia. Hoje, já é uma referência e ficou conhecido como Chef Saul. Se a paixão pelos pássaros, aprendeu com seu irmão, foi de sua mãe que tomou gosto por cozinhar.

 


Publicado em: 26 de abril de 2024

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro