0800- 7719701


Câmara Jovem: Alunos da escola Ary Menegatto participam da última sessão simulada de 2009



Cerca de sessenta estudantes da sexta e sétima séries do Ensino Fundamental da EE “Ary Menegatto”, localizada no bairro São Vito, participaram nesta terça-feira (01) da última sessão simulada de 2009 do projeto educacional “Câmara Jovem”. A Mesa Diretora da sessão realizada no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo foi composta por Felipe Kirck da Silva (presidente), Brenda Pavan Geraldini (primeira secretária) e Luana Pigato (segunda secretária). Os hinos nacional e de Americana foram executados pelos próprios alunos da escola, que montaram uma banda para a apresentação.
Os treze vereadores mirins discutiram seis projetos de lei elaborados por meio de um trabalho de campo em que os alunos, orientados pelo professor de educação física Nivaldo de Campos, produziram um vídeo para cada projeto apresentado. Nos vídeos, os alunos mostraram por meio de imagens e entrevistas com moradores de diversas regiões da cidade as reais necessidades dos locais visitados.
Um dos projetos apresentados e discutidos pelos alunos, de autoria da aluna Thainara dos Santos, trata da despoluição dos rios, córregos e do ar de Americana. Durante a discussão, os vereadores mirins reconheceram a importância das empresas na geração de empregos, mas solicitaram providências do Poder Público quanto à fiscalização para que o esgoto e a emissão de gases das empresas sejam tratados ou controlados. “Nós queremos que a população tenha o direito de respirar um ar saudável”, destacou Thainara.
Outro projeto discutido pelos vereadores mirins trata da duplicação da avenida Nicolau João Abdala, no bairro Nova Carioba. A autora do projeto foi a vereadora mirim Letícia Amaral, que falou sobre a necessidade da duplicação para proporcionar mais segurança aos motoristas e pedestres que trafegam no local. “Essa avenida se tornou muito importante para Americana, mais é perigosa, pois é estreita, não tem acostamento e tem um tráfego de veículos pesados muito grande. Por isso a necessidade da duplicação e reestruturação da Avenida”, explicou.
Acessibilidade também foi um dos temas discutidos pelos vereadores mirins. O presidente Felipe Kirck da Silva apresentou um projeto solicitando a implantação de semáforos sonoros, sinalização adequada e rebaixamento de vias públicas para atender às necessidades das pessoas com deficiência.
O presidente da Câmara, Cauê Macris (PSDB), agradeceu aos professores que se envolveram e ajudaram no desenvolvimento do projeto. “O objetivo para o próximo ano é atender não somente as escolas estaduais como também ampliar para as escolas municipais e quem sabe também conseguir estender às universidades, para que cada vez mais a população possa vir à Câmara e conhecer o Legislativo”, salientou.
A diretora da escola, Suely Aparecida Santarosa Gimenes, ressaltou a importância do projeto. “Esse projeto foi muito importante para os alunos, que abraçaram com a responsabilidade de desenvolver um bom trabalho. É mais uma oportunidade de aprendizado. Por ser um trabalho diferente do que é desenvolvido na sala de aula, eles estão aprendendo o viver como cidadão, aprendendo a se comportar em uma nova realidade”, analisou.
Já o professor de Educação Física Nivaldo de Campos, que orientou os alunos na execução dos trabalhos, destacou a transformação dos alunos durante os trabalhos. “Esse projeto è fundamental para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos, pois eles precisam participar da realidade do seu bairro e da cidade e também compreender desde cedo a importância do exercício da cidadania. O Câmara Jovem está proporcionado tudo isso a eles”, destacou.
2009
Durante o ano de 2009, o projeto Câmara Jovem atendeu mais de 1.500 alunos de 15 escolas das redes municipal e estadual de ensino de Americana, que participaram das sessões simuladas realizadas no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, na Câmara Municipal.
Ainda na escola, os alunos foram orientados pela coordenadora pedagógica Célia Gobbo para a formatação dos projetos, requerimentos e moções, além de elegerem os vereadores mirins para as sessões simuladas. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram melhorias para diversos setores da cidade, muitos deles direcionados aos bairros onde moram. “Esse trabalho é fundamental para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos, que são educados para pensar no coletivo, incentivando o espírito da democracia”, salientou Célia.
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 01 de dezembro de 2009

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro