0800- 7719701


Câmara realiza entrega de títulos em sessão solene



A Câmara Municipal de Americana entrega na quarta-feira (15), em sessão solene, os títulos de Cidadã Americanense a Irmã Lourdes Borges da Silva e Emérito ao Professor Antonio Roberto da Silva, pelos relevantes serviços prestados ao município. As homenagens foram motivadas por projetos de Decreto Legislativo de autoria dos vereadores Celso Zoppi (PT) e Divina Bertalia (PDT) e aprovados por unanimidade. A solenidade acontece no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, a partir das 19h30, e é aberta ao público, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, pelos canais 4 da Net Digital e 96 da Net convencional.

Irmã Lourdes Borges da Silva
Irmã Lourdes nasceu em São João da Boa Vista (SP), em 31 de agosto de 1927. Filha de Antonio Borges da Silva e Maria Bárbara de Jesus, residiu por alguns anos em Campinas, transferindo residência para Americana em 1965, aos 41 anos de idade. Atuou na Paróquia Santo Antonio, na Vila Dainese, com trabalho social e no Parque Gramado como conselheira dos moradores. Como Ministra da Eucaristia, assistiu espiritualmente os doentes do Hospital São Francisco por 10 anos consecutivos.
Vinda de uma família muito humilde, aos 12 anos foi morar com uma rica senhora que fazia donativos e a acompanhava nessas atividades. Encantou-se com o trabalho que as irmãs da Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado faziam com os doentes e sentiu um grande desejo de fazer o mesmo.
Decidiu ir para o convento aos 21 anos de idade, sob a orientação da irmã Doracina Saraiva, Superiora da Casa São João daquela cidade. Fez Votos Temporários em janeiro de 1952 e os Votos Perpétuos em 1957. Quando chegou à Americana, foi morar na Casa Central à Rua Capitão Côrrea Pacheco, atuando na Paróquia de Santo Antonio, trabalhando na creche, no pensionato e nas celebrações. Como membro da Pastoral da Saúde, assistiu espiritualmente os doentes do Hospital São Francisco de Americana. Atualmente trabalha na SASA (Sociedade de Assistencial de Americana) no atendimento dos funcionários e na manutenção da Casa.

Antonio Roberto da Silva
Professor Beto nasceu na cidade de Americana, aos 06 de outubro de 1959. É filho de Antonio José da Silva e Rita Alves da Silva e casado com Gláucia Costa Neves. É formado em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela PUC–Campinas. Possui diversos cursos e oficinas complementares em teatro, artes visuais, educação e musicalização.
Seu vínculo com Americana extrapola os deveres advindos da profissão de educador e de agente cultural, uma vez que sempre se destacou como um dos mais respeitados profissionais das duas áreas, bem como desenvolveu uma sincera relação de amor com os americanenses, sentimento exteriorizado na seriedade e competência com que assume suas responsabilidades docentes e culturais no município.

Homenagens
O título de cidadão americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de cidadão emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.
A TV Câmara transmitirá o evento ao vivo, pelos canais 4 da Net Digital e 96 da Net convencional.

Assessoria de Comunicação


Publicado em: 14 de dezembro de 2010

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro