0800- 7719701


Câmara sedia reunião do Parlamento Metropolitano da RMC para debater atendimento às mulheres vítimas de violência



 

A Câmara Municipal de Americana sedia na sexta-feira (01), a partir das 10h, no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a sétima reunião do Parlamento Metropolitano da RMC, composto por vereadores das vinte cidades da Região Metropolitana de Campinas. A TV Câmara transmite ao vivo pelo canal 8 da Claro TV (RPTV), pelo site oficial e redes sociais (Facebook e Youtube).

 

As reuniões do Parlamento da RMC ocorrem toda 1ª sexta-feira de cada mês, sempre em municípios diferentes. A reunião terá como tema as ações que as cidades da RMC precisam executar para ampliar o socorro às mulheres vítimas de violência. O assunto será debatido entre os vereadores e presidentes de Câmaras da região e será abordado pela delegada do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo/Interior de Campinas (Deinter 2) e coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher (DDM´s), Maria Helena Taranto Joia.

 

O tema foi proposto pela vereadora de Indaiatuba e presidente da Comissão de Defesa e Proteção à Mulher da RMC, Silene Carvalini. Para Silene, os 20 municípios que compõem a RMC podem implementar novas políticas públicas inclusivas, capazes de reduzir a violência. “Aliás, é uma obrigação do poder público respeitar os direitos dos cidadãos e dar respostas satisfatórias às suas demandas e este encontro visa dar instrumentos que favoreçam a criação dessas políticas e a defesa da vida dessas mulheres”, afirma a vereadora. 

 

Para a delegada Maria Helena, ainda é preciso disseminar formas de acolhimento às mulheres, vítimas de violência. “Na luta pelo fim da violência contra a mulher, trabalhamos em rede pelo ciclo da vida, pela diminuição das estatísticas, pela melhoria do atendimento e por leis que possam salvar vidas; é pertinente envolvermos o Legislativo nestes debates para que todos conheçam a realidade de uma Delegacia de Defesa da Mulher e estejam envolvidos no sucesso das nossas ações”, afirma.

 

O tema violência contra a mulher já havia sido abordado este ano, durante a 5ª reunião do Colegiado, ocorrida em junho, em Santo Antônio de Posse. “Na época, debatemos a questão sob a perspectiva do crescimento das ocorrências, mas desta vez, o colegiado vai tratar de ferramentas capazes de combater este tipo de violência e assegurar o direito à proteção”, afirma o presidente do Parlamento, Pepo Lepinsk, presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba. 

 

O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Brochi (sem partido), 1º Tesoureiro do Parlamento, destacou que os debates em torno da violência contra as mulheres são mais do que pertinentes. “Somos uma região pulsante, produzimos uma série de notícias boas em vários aspectos, mas quando falamos deste tema, cada informação, cada dado a ser acrescentado ou ação que possa ser implantada com sucesso, salva vidas; daí a importância da participação de todos nós, representantes do Legislativo, neste debate”, afirma.

 

* Com informações da assessoria de imprensa do Parlamento Metropolitano da RMC

 

 


Publicado em: 31 de agosto de 2023

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro