0800- 7719701


Campanha “Março Roxo” de conscientização e apoio às pessoas com epilepsia é tema da Tribuna Livre



A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Americana foi utilizada durante a sessão ordinária desta terça-feira (7) pelo doutor Li Li Min, professor da Unicamp e embaixador da Epilepsia ILAE / IBAE, e pela neuropsicóloga Viviane Spergue, fundadora do Movimento de Apoio à Pessoa com Epilepsia (MAPE Americana). Durante o uso da palavra, eles falaram sobre a campanha “Março Roxo” de conscientização e defesa dos direitos das pessoas com epilepsia.

 

Dr. Li falou explicou as causas e sintomas do distúrbio e destacou que mitos sobre o assunto precisam ser derrubados. “Muito se fala sobre o medo de que a pessoa com crise possa engolir a própria língua, mas isso não é verdade. A tentativa de puxar esse músculo ou colocar uma caneta na boca da pessoa é muito perigosa. É importante manter a pessoa em posição que proteja sua cabeça e calcular o tempo da crise”, explicou.

 

O professor falou também sobre as origens da campanha. “O movimento roxo é de 2008, quando uma menina canadense de nove anos, Cassidy Megan, sentindo-se sozinha por ter epilepsia, resolveu agir pra falar do assunto. Ela decidiu ir às escolas e assim o debate público começou a ser promovido. A cor é em alusão às lavandas, uma flor ligada ao sentimento de solidão que ela sentia”, contou.

 

A coordenadora do movimento MAPE Americana, Veviane Spergue, destacou as ações promovidas nos últimos anos e convidou a população para participar do “Purple Day 2023 – Dia Roxo”, que acontecerá no dia 26 de março, às 9 da manhã, em frente ao Jardim Botânico. “Nosso movimento atua na cidade há oito anos, desde 2015, quando eu trouxe a ação do Instituto de Psiquiatria de São Paulo para Americana. Fazemos caminhadas, jantares beneficentes e simulações. Este ano voltaremos a ter ações em frente ao Jardim Botânico e contamos com a participação de todos”, reforçou.

 

O presidente da Câmara de Americana, vereador Thiago Brochi (sem partido), utilizou a palavra para lembrar a lei de sua autoria que instituiu o Março Roxo no calendário oficial de eventos do município. “O projeto foi aprovado com o voto de todos os vereadores, então essa é uma vitória de todos. Temos hoje uma lei que se dedica à defesa dos direitos da pessoa com epilepsia e todo ano lembraremos sobre a importância de discutirmos o assunto”, disse.   

 

Como parte das ações de apoio à campanha, o legislativo americanense distribuiu laços roxos e panfletos com informações sobre o tema a funcionários e vereadores e adotou uma decoração temática na cor roxa na fachada do prédio e na Mesa Diretora do Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo. Dr. Min elogiou a campanha promovida pela Câmara e reforçou a importância da conscientização.  “Admiro que todos tenham se vestido de roxo, esse gesto é recente e fundamental para promovermos a mudança”, concluiu.


Publicado em: 07 de março de 2023

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro