0800- 7719701


Carlos César Gimenez Zappia recebe título de cidadão emérito em sessão solene



A Câmara Municipal de Americana realizou na sexta-feira (25) sessão solene de entrega de título de cidadão emérito ao senhor Carlos César Gimenez Zappia, pelos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem foi motivada pelo projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Odair Dias (PV), atualmente licenciado ocupando o cargo de secretário de Meio Ambiente.
Participaram da solenidade o autor da homenagem, Odair Dias, o vereador Pedro Peol (PV), o secretário municipal de Serviços Urbanos, Allan Jonas Duarte e o vice-presidente da Associação Barco Escola da Natureza, José Roberto Basso, além de convidados e familiares do homenageado.
Durante o uso da palavra, o vereador licenciado e secretário de Meio Ambiente Odair Dias destacou a história de vida e a dedicação do homenageado. “O Zappia é uma pessoa que tem todo um trabalho prestado não só na área ambiental, mas também para o desenvolvimento humano. É alguém que dedicou e continua a dedicar toda sua vida às pessoas. Eu me lembro, na minha adolescência, de participar de cursos ministrados pelo Zappia. E tenho a certeza que, não só para mim, que atualmente ocupo a função de secretário de Meio Ambiente, mas também para muitas outras pessoas, o Zappia serviu como fonte de inspiração”, discursou.
O vereador Pedro Peol enalteceu o trabalho desenvolvido por Zappia na área de educação ambiental. “A causa que você defende é a que eu defendo, a que o Odair sempre defendeu e, cada vez mais, trabalhos como o seu somam para fazer a diferença. Você está de parabéns e esta é uma homenagem mais do que merecida”, disse.
“O trabalho que eu desenvolvo é uma paixão, a gente trabalha com muito amor. Esta homenagem me deixa muito feliz e muito orgulhoso, pois completo trinta anos de serviço público em Americana e cinquenta anos de idade recebendo esta homenagem ao lado da família e amigos, que certamente têm uma grande parcela de culpa por eu estar aqui. Muito obrigado a todos que fazem parte da minha vida”, agradeceu.
Carlos César Gimenez Zapia
Carlos Cesar Gimenez Zappia, nascido em 12 de dezembro de 1963, em Americana. Filho de Antonio Zappia e Lourdes Gimenez Zappia e casado com Andréia Venâncio Zappia. Morou na Vila Rehder até os dois anos de idade, mudando-se para o Jardim Colina.
Iniciou seus estudos no Parque Infantil do Jardim da Colina. Em seguida fez o antigo curso primário no Grupo Escolar Prof. Mário Patarra Frattini. Frequentou o antigo curso Ginasial no Ginásio Industrial Prof. Alcindo Soares do Nascimento. Nesse período, consagrou-se Campeão Municipal Estudantil de Ginástica de Solo sob a orientação do Prof. Atílio Dextro. Como o Ginásio Industrial tinha uma formação pré-profissionalizante, lá teve seus primeiros contatos com o desenho e formou-se em Desenho e Projeto Mecânico em 1979.
No mesmo ano, iniciou o Curso Técnico Profissionalizante em Edificações no Colégio Polivalente de Americana, concluindo em 1982. Durante esse período foi eleito duas vezes presidente do Grêmio Estudantil 6 de setembro e participou da primeira escola de Samba Estudantil de Americana, a Unidos do Polivalente.
Sua vida profissional começou em 1980, quando assumiu uma vaga de auxiliar de planejamento na extinta Fábrica de Balanças Arja, dedicando-se daí em diante ao desenho técnico de Edificações. Em 1983 concorreu e assumiu uma vaga de topógrafo na Prefeitura Municipal de Americana. Em 1984 passou à Técnico em Edificações e participou da implantação do Parque Ecológico. Em 1990, após ter concluído o Curso de Ciências Biológicas na PUC-Campinas, passou a exercer a função de Biólogo responsável pelo manejo e recintação de animais, também no Parque Ecológico. Foi membro da Sociedade de Zoológicos do Brasil e membro fundador da Sociedade Paulista de Zoológicos junto com o Eng. João Carlos Tancredi.
No mesmo ano, começou a lecionar na EE Prof Mário Patarra Frattini, ministrando aulas de Ciências, Geografia e Educação Moral e Cívica até 1992. Ainda em 1990 assumiu as aulas de Ciências no período noturno da EE Prof. Silvino José de Oliveira, fazendo parte do quadro de professores até 2000. Em 2001 passou a lecionar no Curso Técnico em Química do Colégio ProCultura/Universitário/Cezzane, assumindo a coordenação técnico pedagógica de 2004 a 2006. De 2007 a 2009 lecionou nos cursos de Pedagogia e Engenharia Ambiental da Faculdade de Americana.
Em outubro de 1997 foi transferido para o Departamento de Água e Esgoto de Americana, iniciando suas atividades na Estação de Tratamento de Água, assessorando a implantação de novos laboratórios e desenvolvendo programas de educação ambiental com enfoque em recursos hídricos. No final de 2009 assumiu a recém-criada Divisão de Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Qualidade, atualmente Divisão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, onde desenvolve suas atividades até hoje.
Em 2012 assumiu a presidência da OSCIP Barco Escola da Natureza, onde é colaborador como responsável técnico pedagógico desde 1999. É membro do Comitê da Bacias Hidrográficas do Rios Piracicaba, Capivari e Jaguari desde 1998, atualmente representando a cidade de Americana nas Câmaras Técnicas de Monitoramento Hidrológico e de Educação Ambiental. Também é colaborador do Consórcio PCJ, especialmente na área de Educação Ambiental, desde 1998, e membro do COMDEMA desde 2000, sendo o atual presidente.
Homenagens
O título de Cidadão Americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de Cidadão Emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.
Texto e foto: Maurício Vargas – MTB 46.948/SP
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro