O presidente da Câmara Municipal de Americana, Cauê Macris (PSDB), protocolou nesta terça-feira (13) um requerimento em que solicita a implantação de linha de transporte escolar para os bairros Novo Horizonte, Jardim Guanabara, Jardim Lizandra e Bela Vista, com destino à Escola Estadual “Professora Risoleta Lopes Aranha”.
No documento, o vereador relata que foi procurado por moradores que informaram que estes bairros não são atendidos com transporte escolar gratuito, e que a ausência deste transporte tem ocasionado transtornos aos estudantes que dependem do serviço diariamente para irem à escola.
“A Secretaria Estadual de Educação, seguindo critérios técnicos, publicou em maio do ano passado uma nova resolução para o transporte escolar, que prevê o benefício somente a alunos que moram a mais de dois quilômetros de suas escolas. Se estes bairros estiverem dentro dos critérios da Secretaria e a escola a mais de dois quilômetros, vamos batalhar para que estes estudantes tenham transporte o escolar, o que é de direito”, disse o chefe do legislativo.
Cauê menciona que, segundo os munícipes, muitos pais estão com dificuldades em levar os filhos para a escola devido à distância. O parlamentar quer saber se há estudos na prefeitura ou no órgão estadual responsável para a disponibilização de transporte escolar para a região, bem como se há algum levantamento da demanda de alunos para a escola.
Passarela na Avenida Dr. Antonio Lobo
Em outro requerimento, Cauê solicita da Administração Municipal melhorias na passarela da Avenida Dr. Antonio Lobo com a Rua Carioba, sobre a linha férrea. Segundo o parlamentar, moradores informaram que a passarela esta em péssimas condições, com algumas tábuas soltas, outras podres e com um grande número de andarilhos utilizando-a para dormir e fazer suas necessidades fisiológicas no local.
“A situação está precária, o local está perigoso. Muitas pessoas não estão utilizando a passarela por medo dos andarilhos que se encontram no local e pelos problemas apontados na estrutura”, destaca Cauê, que pergunta se há estudos da Prefeitura para melhorias do local e se há previsão para resolver os problemas apontados pelos moradores.
Iluminação Pública
Em um terceiro requerimento, Cauê pede informações referentes à implantação de iluminação pública na Rua do Carpinteiro, no Distrito Industrial Werner Plass. De acordo com o vereador, o local possui movimentação intensa de pessoas no horário noturno e a falta de iluminação oferece riscos à população, como insegurança e falta de visibilidade.
Cauê quer saber da Administração se há estudos para melhorias na iluminação neste ponto e se a benfeitoria está no cronograma de obras, bem como o prazo para execução.
Os requerimentos serão discutidos e votados pelos vereadores na sessão desta quinta-feira (15).
Assessoria de Comunicação