0800- 7719701


CEE e Poder Executivo discutem ações para recuperação da Gruta Dainese



Os vereadores Lurdinha Ginetti (PDT), Celso Zoppi (PT) e Paulo Chocolate (PSB), presidente e membros da Comissão Especial de Estudos (CEE) para recuperação da Gruta Dainese, se reuniram hoje (23) com o prefeito municipal Erich Hetzl Junior (PDT) e representantes do Executivo para apresentar o Plano Diretor elaborado pela Comissão Consultiva para a região e discutir as ações a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazos. Também participaram da reunião, o assessor técnica da Casa, engenheiro Valdir Sacilotto e a assessoria do vereador Cauê Macris (PSDB).
Na reunião, o biólogo e doutor em Zoologia, Thiago Augusto Ortega Pietrobon, presidente da comissão consultiva, apresentou o plano diretor ao prefeito e destacou algumas ações essenciais para a recuperação, como a definição de regras de ocupação e interferência, revisão da drenagem da bacia, reflorestamento e solução para os despejos de esgoto no córrego. Pietrobon também enfatizou os trabalhos com a comunidade da região. A presidente da CEE explicou que o grupo irá agendar uma audiência pública para apresentar o plano diretor à comunidade e conhecer as expectativas dos moradores da região para a área.
“Na visita à gruta, fiquei espantada com a quantidade de lixo que encontramos. Vou propor um mutirão com a comunidade para limpar o local, que servirá também para conscientização ambiental da população”, afirmou Lurdinha. A vereadora também destacou a importância da união de forças entre o Legislativo, o Executivo e a população para a recuperação do local.
De acordo com Lurdinha, o diretor do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Claudio Amarante, informou que o esgoto do bairro Jardim da Paz, hoje despejado no córrego, será desviado para outro emissário, ainda este ano. Amarante também afirmou que a autarquia prioriza o assunto e que as obras para solução do despejo de esgoto no córrego estão nas pautas de negociações de verba, tanto com o Estado e União quanto com instituições internacionais.
O secretário de Meio Ambiente, Victor Chinaglia Junior, afirmou que as negociações de parcerias com empresas privadas para reflorestamento e urbanização da área estão avançadas e que a secretaria já realizou o plantio de 25 mil mudas de árvores para recompor a mata ciliar, no entanto, parte delas foi destruída num incêndio.
Lurdinha explicou ainda que o prefeito solicitou empenho das secretarias e rapidez nas ações voltadas para a recuperação da gruta.


Publicado em: 23 de abril de 2007

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro