0800- 7719701


Chiconi se reunirá com prefeitos da região para propor parceria para utilização de Usina de Processamento de Lixo com Geração de Energia



O presidente da Câmara Municipal de Americana, Reinaldo Chiconi (PV), deverá se reunir com os chefes do Executivo de Americana e microrregião, como Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste, Sumaré e Hortolândia, para propor uma ação política para formação de um Consórcio Intermunicipal para a utilização de “Usina de Processamento de Lixo com Geração de Energia e Subprodutos” como uma alternativa mais eficaz, econômica e ecológica para tratamento e reciclagem de lixo.
Segundo Chiconi, que teve conhecimento sobre as vantagens da nova tecnologia em uma das reuniões do Parlamento Metropolitano, formado pelos 19 presidentes das Câmaras da Região Metropolitana de Campinas (RMC), a implantação do sistema a custo zero para os municípios resolveria os problemas ambientais e burocráticos relacionados aos aterros sanitários nas cidades da região e geraria recursos para os municípios, na ordem de aproximadamente R$ 2 milhões por ano, além de 140 empregos diretos.
“O uso de uma usina como esta não acarretaria em custo para os municípios, que economizariam milhões de reais no ano. Somente em Americana, o gasto para transporte do lixo para o aterro sanitário particular em Paulínia chega próxima a três milhões por ano”
Ao contrário, a empresa empreendedora venderia o excedente de energia gerada e também os créditos de carbono. Para isso, no entanto, é necessária a criação de um Consórcio Intermunicipal, previsto em Lei Federal. Esta parceria entre as cidades é necessária para preencher o único critério para a implementação, que é gerar o mínimo de 500 toneladas por dia”, explicou Chiconi, assessorado pelo Assessor Técnico da Câmara, engenheiro Vitor Coelho.
“Os benefícios para as cidades serão imediatos, é um ótimo negócio. Só é preciso articular com os prefeitos, para que se juntem, pelo bem comum. Isto é o pensar regionalmente para solucionar questões sérias, como a do lixo, que é uma questão regional”, complementou o vereador.
Chiconi deverá agendar a primeira reunião com o prefeito de Americana, Erich Hetzl Júnior (PDT) e demais secretários e diretores envolvidos na questão para as próximas semanas. Depois deverá solicitar o agendamento com os chefes dos Executivos das demais cidades.


Publicado em: 24 de março de 2006

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro