0800- 7719701


Comissão de Educação e Meio Ambiente do Fórum Americana 2020 define metas em audiência pública



A Comissão de Educação e Meio Ambiente do Fórum Municipal Americana 2020, presidida pelo vereador Odair Dias (PV), realizou na noite desta quarta-feira (28) audiência pública para definir as metas para a cidade de Americana nos próximos dez anos. O evento foi realizado no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo e contou com a participação dos membros da comissão e da população presente.
Durante a audiência, foram debatidas as metas traçadas nas reuniões da comissão. O vereador Odair Dias e os membros da comissão comentaram todas as metas, explicando os objetivos de cada uma. “A educação, seja ela formal ou informal, é a base de tudo. Se bem realizada, formará uma sociedade mais bem preparada para os desafios que se apresentam. Da mesma forma, o meio ambiente é onde nós vivemos, e se não cuidarmos dele, não estaremos aqui no futuro. Portanto, são temas interligados e de extrema importância”, afirmou o presidente da comissão.

Para o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Carlos César Zappia, membro da comissão, a junção dos temas de educação e meio ambiente foi precisa. “Não adianta falarmos de meio ambiente para as pessoas se elas não conhecem o espaço em que vivem. E além de falar apenas da natureza, o ambiente urbano também precisa ser considerado, pois é nas cidades que nós vivemos. É preciso difundir o conhecimento. Por isso, esta iniciativa do Fórum está de parabéns”, disse.

Na educação, a abertura de atividades extracurriculares, a instituição de um boletim eletrônico e o aumento da participação dos pais no processo educacional foram as metas destacadas pela comissão. “A educação é fundamental, mas não apenas a formal, e sim também a informal, como a prática de esportes, que trabalha com o autocontrole e a interação com as pessoas”, lembrou o coordenador de karatê Rafael Soutto Lehmann.

Outros pontos debatidos foram a criação de uma faculdade municipal e a ampliação do número de escolas em período integral. “É de suma importância a ampliação para o período integral, pois isso permitirá também a formatação de uma grade curricular mais completa”, acrescentou a presidente do Conselho Municipal de Educação de Americana (CMEA), Dalva Sorare Pupo.

Com relação às metas apresentadas para o meio ambiente, o problema da falta d’água foi o tema mais debatido. A substituição das redes de distribuição e a construção de novas estações de captação foram consideradas fundamentais para solucionar a questão. “Americana está à beira de um colapso. Nossa rede de água é antiga e não suporta mais a expansão populacional”, alertou Zappia.

A população presente também utilizou a palavra para elaborar questionamentos e apresentar sugestões de outras metas. O ambientalista Geraldo Ras, membro do Comdema, sugeriu a criação de um consórcio entre as cidades banhadas pelo ribeirão Quilombo para discussão dos problemas comuns a todas elas. “A degradação e o nível de poluição do Quilombo já praticamente mataram o rio. Entretanto, nós de Americana acabamos recebendo todo o lixo das outras cidades e precisamos agir, não apenas ficar no discurso”, destacou.

Auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) da rede municipal de ensino utilizaram a palavra solicitando uma solução para o problema estrutural do quadro de empregos da Administração Municipal, e a equivalência ao cargo de professor de creche. “Acredito que esta não seja nem mesmo uma meta para 2020, mas sim algo urgente, que precisa ser resolvido o quanto antes. Temos que desatar este nó, de uma maneira ou de outra”, analisou Odair Dias.

Ao final da audiência, o presidente da comissão agradeceu a presença de todos e lembrou que a discussão deverá continuar, mesmo após o Fórum. “O trabalho é contínuo, porque a educação é constante e muda a todo momento, assim como o meio ambiente. Fica a proposta para que possamos continuar nos encontrando e discutindo esses temas, em prol de uma sociedade mais justa, com mais qualidade de vida e melhor para todos”, concluiu.

Esta foi a última das onze audiências públicas realizadas na etapa final do Fórum Municipal Americana 2020. Todas as metas apresentadas serão anexadas ao relatório conclusivo do Fórum, intitulado “Americana 2020 – Crescimento Participativo”. O documento final será apresentado na solenidade de encerramento do Fórum, que acontece no dia 26 de maio, no Teatro Municipal “Lulu Benencase”. As propostas de ações e de políticas públicas levantadas durante o Fórum serão encaminhadas aos Poderes da União, do Estado e do Município, bem como a seus órgãos e instituições.

Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro