0800- 7719701


Comissão de estudos para combate ao alcoolismo na adolescência realiza primeira reunião na Câmara Municipal



Os vereadores Paulo Chocolate (PSC) e Thiago Brochi (PSDB), presidente e membro da Comissão Especial de Estudos Objetivando o Combate ao Alcoolismo na Adolescência da Câmara Municipal de Americana, se reuniram nessa quarta-feira (26) para definir o início dos trabalhos da comissão. Também participou da reunião o assessor técnico da Casa, Dr. Newton Vianna.
Ficou definido que o primeiro passo será solicitar ao Executivo o envio de informações a respeito dos trabalhos que a Administração tem realizado nesse sentido. Serão oficiados o CMDCA (Conselho Municipal da Criança e Adolescentes), para que prestem informações sobre as políticas públicas realizadas no combate ao alcoolismo na adolescência; o Conselho Tutelar, para que informe o número de atendimentos realizados nos últimos seis meses que envolvam casos com uso de bebida alcoólica; a Secretaria Municipal de Saúde, para que também informe a quantidade de casos de atendimentos a crianças e adolescentes que deram entrada no hospital por motivo de intoxicação por álcool; e a Secretaria Municipal de Transportes e Sistemas Viários, para informar o número de acidentes de trânsito, dentre outros órgãos.
O presidente da comissão se disse na obrigação de estudar a criação de medidas de combate ao problema, pelo fato de já ter trabalhado por oito anos como conselheiro tutelar em Americana e membro da diretoria da ACETESP – Associação de Conselheiros Tutelares do Estado de São Paulo. “É um momento oportuno, uma vez que foi sancionada recentemente, pelo governador Geraldo Alckmin, a lei estadual que amplifica a prevenção ao uso de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes no Estado de São Paulo”, destacou Paulo Chocolate.
“Americana precisa acompanhar essa oportunidade em que aumentará a divulgação ao combate ao consumo de bebidas alcoólicas na adolescência. E com as festas de final de ano sabemos que esse consumo aumenta. Não podemos perder tempo, temos que divulgar e fazer campanhas educativas o quanto antes”, acrescentou. O parlamentar também informou que irá reunir-se com a organização do “Roteiro de Butecos”, de Americana, para buscar apoio aos trabalhos da comissão.
O vereador Thiago Brochi destacou a importância da conscientização quanto aos malefícios causados pelo consumo de bebidas alcoólicas. “Sabemos que os maiores interessados estarão ao nosso lado, ou seja, os pais e familiares que sofrem ao ver um ente querido passando por esses problemas”, disse. “Estatísticas comprovam que quem consome álcool antes dos 18 anos aumenta em 25% a probabilidade de se tornar um adulto alcoólatra, sem falar que a terceira maior causa de mortes no Brasil ocorre devido ao uso do álcool”, lembrou.
A comissão informou que após obter as respostas dos ofícios, irá trabalhar através da elaboração de cartilhas educativas, palestras nas escolas e nos comércios próximos, realização de caminhadas de conscientização, sempre buscando parcerias com o Corpo de Bombeiros, com o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) da Policia Militar e o apoio da Prefeitura Municipal de Americana.
Melissa Baptista
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 26 de outubro de 2011

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro