A Comissão Especial de Acompanhamento (CEA) da qualidade e segurança alimentar fornecida aos servidores públicos municipais irá se reunir com funcionários do Poder Executivo e representantes da empresa Vivo Sabor, responsável pelo fornecimento da alimentação. Esta foi a principal decisão da comissão em reunião realizada nesta segunda-feira (22), na Câmara Municipal de Americana. Participaram os vereadores Capitão Crivelari (PP), presidente, Marco Antonio Alves Jorge – Kim (PDT), relator, e a assessoria do vereador Celso Zoppi (PT).
O objetivo da reunião, segundo Crivelari, é oferecer aos servidores a oportunidade de conhecerem o processo de elaboração dos alimentos. “A ideia é que os funcionários troquem informações com a empresa, conhecendo a forma como as refeições são preparadas e obtendo respostas sobre os problemas e dúvidas”, explicou.
A comissão irá enviar comunicados aos 49 pontos de distribuição das refeições distribuídos pela cidade – 14 refeitórios e 35 locais de entrega de marmitex –, para que em cada um deles um funcionário seja escolhido como representante e participe da reunião. Técnicos da Vivo Sabor farão uma apresentação da empresa, demonstrando como são preparadas as refeições e respondendo às dúvidas dos servidores. Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Americana e Nova Odessa (SSPMANO) também serão convidados a participar.
Para Kim, a disponibilidade dos fornecedores em ouvir os funcionários precisa ser enaltecida. “Não há como nós vereadores realizarmos bem o trabalho se não tivermos expressa a opinião de quem se utiliza da alimentação. É importante darmos a oportunidade para que o servidor se manifeste e que a outra parte assimile essas reivindicações”, afirmou.
Durante a reunião, que ficou agendada para o dia 17 de março, na Câmara, será definido também um grupo de funcionários que visitará as dependências da empresa para conhecer o processo de produção. Em 2009, os vereadores da comissão compareceram à empresa e acompanharam explicações técnicas sobre a elaboração dos alimentos. Desde a formação da comissão, os parlamentares realizam visitas aos refeitórios e pontos de distribuição de marmitex para coletarem a opinião dos servidores.
Prorrogação
A comissão definiu também que será elaborado um relatório parcial das atividades já realizadas e formatado um projeto de decreto legislativo solicitando a prorrogação dos trabalhos por mais três meses. O vereador Capitão Crivelari lembra que trata-se de uma comissão de acompanhamento, que possui características diferentes das comissões de investigação, por exemplo. “É um processo mais longo, em que precisamos acompanhar todos os passos do processo, desde a preparação dos alimentos até à refeição servida nos refeitórios, para que possamos identificar os pontos levantados pelos servidores. É um trabalho em formato de intercâmbio entre servidores e empresa, buscando dirimir as dúvidas e melhorar ainda mais a qualidade da alimentação oferecida”, concluiu.
A Comissão Especial de Acompanhamento é formada pelos vereadores Capitão Crivelari - presidente, Marco Antonio Alves Jorge - Kim (PDT) - relator, Paulo Chocolate (PSC) - secretário, Odair Dias (PV) e Celso Zoppi (PT).
Assessoria de Comunicação