A Câmara Municipal de Americana sediou na terça-feira (8) a abertura do Congresso “Cidades Inteligentes: Construindo o Futuro de Americana”. Realizado pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) em parceria com o Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara, o congresso teve no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo o primeiro de três dias de atividades que contarão com mesas-redondas, palestras, workshops e plenárias de discussão do assunto com a comunidade.
Participaram da cerimônia de abertura o vereador Silvio Dourado (PL), idealizador do Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara, o diretor de operações do Centro Universitário Salesiano de Americana (Unisal), professor Marcelo Scudeler, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros, o promotor de justiça de Americana, Dr. Sérgio Claro Buonamici, o reitor da Unisal Americana, professor Padre Sérgio Augusto Baldin Junior, a vereadora Professora Juliana (PT) e representantes de diversas instituições da cidade civil, estudantes universitários e população interessada no tema.
Durante o uso da palavra, o vereador Silvio Dourado destacou a importância de iniciativas que coloquem Americana no caminho de se tornar uma cidade inteligente. “Americana precisa dar passos nesse sentido e isso já vem acontecendo. Um dos principais objetivos do Fórum sempre foi desenvolver um ecossistema de inovação em Americana, e esse congresso é a prova de que esse ecossistema já é uma realidade. Parabenizo e agradeço à Unisal pela iniciativa, que certamente contribuirá em muito para o crescimento do nosso município”, observou.
O diretor de operações do Centro Universitário Salesiano de Americana (Unisal), professor Marcelo Scudeler, falou sobre o objetivo do congresso. “A proposta desse congresso é plantar uma semente, desenvolver esse conceito em Americana e até mesmo, quem sabe, indicar alguns caminhos que podem ser traçados. A ideia, ao final destes três dias de atividades, é construir uma carta de intenções que pode servir como um direcionamento para os gestores do município”, comentou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, reforçou o compromisso da Administração em fazer Americana figurar no ranking nacional de cidades inteligentes. “Este assunto ainda é novidade para muita gente, então é muito importante termos tantos representantes da sociedade como temos aqui hoje. Se Americana não está no ranking, precisamos trabalhar para que a cidade entre, pois a ideia de transformar Americana em uma cidade inteligente é uma das prioridades do governo”, pontuou.
Palestras
A primeira noite de trabalho contou com três palestras. A professora da Unicamp Ieda Kanashio Makiya falou sobre o tema “Cidades Inteligentes: Conceito e Aplicações”. Ela explicou a origem do tema, que envolve a reorganização dos espaços, de modo que a infraestrutura de informação e comunicação disponível seja utilizada de forma estratégica, levando à maior sustentabilidade no uso da energia, dos materiais e dos serviços.
“As cidades inteligentes devem ser sustentáveis, inclusivas e transparentes. Elas geram riqueza e são feitas para os cidadãos. Toda cidade inteligente deve ser pensada com esses focos, pois a cidade é como um organismo vivo. Então, as soluções devem ser pensadas de maneira integrada”, explanou.
Na segunda palestra da noite, o presidente do Instituto Movimento Cidades Inteligentes, Luigi Longo, falou sobre a importância do desenvolvimento de políticas que integrem cidades próximas. Ele apresentou o projeto “Infra Tech: A Era dos Dados”, que tem como objetivo auxiliar os governos municipais a desenvolverem a infraestrutura tecnológica necessária para se tornarem cidades inteligentes.
“Se a gente não ajudar o setor público, de forma geral, a se estruturar, a gente não tem um futuro muito pleno. Tudo parte da regionalização. É preciso permitir que o desenvolvimento aconteça de maneira plena, pois os impactos ambientais, sociais e econômicos das ações humanas não respeitam limites cartográficos. Está tudo interligado. É importante que os municípios troquem experiências e elaborem legislações uniformes”, ponderou.
A conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU), Danielle Skubs, defendeu que o planejamento urbano e a inclusão da população devem ser princípios norteadores das políticas públicas que buscam transformar os municípios em cidades inteligentes.
“Pensando sob o prisma do profissional de arquitetura e urbanismo, a cidade inteligente visa uma conectividade entre edifícios que tem o cidadão como centro, gerando uma nova forma de experienciar a cidade – um espaço inclusivo, seguro, saudável, sustentável e que permite ao cidadão usufruir de todos os serviços”, destacou.
Programação
O congresso segue nos dias 9 e 10 de dezembro com atividades nos períodos vespertino e noturno no Auditório da Unisal Americana, localizado na Avenida Cillos, 3.500, Americana. Mais informações no site da Unisal: https://unisal.br/evento/congresso-cidades-inteligentes-construindo-o-futuro-de-americana/
Confira a programação completa:
09/11 - quarta-feira
15h00: Workshop: Cartografia e mapa de intenção. Conduzido por Monitores e Professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNISAL
19h00: Abertura e composição da mesa.
19h20: Apresentação e mediação das palestras. Paula Braga (Coordenadora do Curso de Arquitetura UNISAL). Experiências Exitosas.
19h30: Primeira Palestra: Jonatan Randal (Secretário Municipal do Centro de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Barueri). Título: Transformação digital dos serviços públicos.
20h00: Segunda Palestra. Karin Lin (diretora de Relações Institucionais e Novos Negócios da Secretaria de inovação e desenvolvimento econômico de São José dos Campos). Título: São José dos Campos, a primeira cidade certificada pela ISO – Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente.
20h30: Terceira Palestra. Daniel Pellegrini (Presidente do Polo de Inovação do Interior Paulista). Título: Empreendedorismo e o futuro dos ambientes de inovação.
Local: Auditório do UNISAL Americana. Avenida de Cillo, 3.500, Americana.
10/11 - quinta-feira
14h00: Plenário com representantes da sociedade civil e do poder público, para discussão de propostas para a construção da Carta de Intenções. Mediação do Plenário: Marcelo A. Scudeler (UNISAL), Paula Braga (UNISAL), Rafael de Barros (SDE Americana) e Sílvio Dourado (Fórum de Inovação).
19h00: Abertura e composição de mesa.
19h30: Apresentação da proposta de Carta de Intenções para Americana, construída no Plenário com representantes da sociedade civil e do poder público. Mediação do Plenário: Marcelo A. Scudeler (UNISAL), Paula Braga (UNISAL), Rafael de Barros (SDE Americana) e Sílvio Dourado (Fórum de Inovação).
Local: Auditório do UNISAL Americana. Avenida de Cillo, 3.500, Americana.
Publicado em: 09 de novembro de 2022
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail
Categoria: Notícias da Câmara
24 de outubro de 2025
A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando ex...
24 de outubro de 2025
O vereador Levi Rossi (PRD) protocolou uma moção de apelo na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo que a se...
24 de outubro de 2025
O vereador Jean Mizzoni (Agir) realizou na quinta-feira (23) uma fiscalização das obras de manutenção em andamento na UBS Mathi...
24 de outubro de 2025
Cerca de trinta alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Maestro Germano Benencase, do bairro Jardim Alvorada,...
24 de outubro de 2025
O vereador Marcos Caetano (PL) acompanhou na quarta-feira-feira (22) as obras de construção da nova Unidade Básica de Saúde...
24 de outubro de 2025
O vereador Juninho Dias (PSD) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informaç...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.12 | Desenvolvido por: Sino Informática. Área Restrita do Site