0800- 7719701


Coordenadora municipal de combate à dengue presta esclarecimentos durante a sessão



A coordenadora de combate à dengue da Secretaria Municipal de Saúde, Selma Coelho, compareceu à sessão ordinária da Câmara Municipal de Americana desta quinta-feira (5), em atendimento a requerimento nº 325/2011 de autoria do vereador Oswaldo Nogueira (DEM), para prestar esclarecimentos sobre o Combate à Dengue no município.
Selma falou sobre as características da doença, como os sintomas, diferentes tipos de dengue e as maneiras de como erradicar o mosquito. “Até o dia 30 de abril, a equipe realizou cerca de 110 mil visitas, com um mega arrastão que retirou 45 toneladas de entulhos que se configuravam em possíveis criadouros da dengue”, explicou.
Os vereadores questionaram a representante sobre a incidência do mosquito Aeds Aegypti no município, a situação de imóveis fechados que podem propiciar a existência de criadouros e se existe algum tipo de notificação para estes casos. Perguntaram, ainda, se existe uma política conjunta com os municípios vizinhos no sentido do controle. Segundo eles, o trabalho de monitoramento e controle realizado por Americana ficaria prejudicado se outros municípios não adotarem a mesma atitude.
Durante o uso da palavra, Selma explicou que o maior índice de proliferação é registrado em lugares com aglomeração de pessoas. “Três vezes ao ano a nossa equipe verifica a manifestação do mosquito na cidade. Na região da Praia Azul e da Praia dos Namorados, a incidência é mais baixa pelo fato das casas serem espaçosas. O mosquito se reproduz em água limpa e parada e, como a fêmea a precisa do sangue humano para poder maturar os ovos e produzir novos mosquitos, elas permanecem aonde existe maior número de pessoas”, disse.
Ainda segundo a coordenadora, existe uma comissão regional de antropozoonones, que realiza uma reunião mensal com todos os municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas). “O mega arrastão foi feita em uma ação conjunta entre os municípios”, ressaltou.
Sobre os imóveis fechados, ela afirmou que os funcionários do Programa de Combate à Dengue retornam posteriormente para uma segunda vistoria. “Se não conseguirem visitar o local, o proprietário será notificado”, concluiu a coordenadora.
Ao final, os vereadores parabenizaram à coordenadora e a toda a equipe pelo trabalho realizado no município.
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 05 de maio de 2011

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro



Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.