0800- 7719701


Crivelari entrega requerimento a presidente da Comissão estadual da verdade



O vereador Capitão Crivelari (PSD) entregou na terça-feira (21) um requerimento de sua autoria ao presidente da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”, o deputado estadual Adriano Diogo (PT), solicitando que a família do Capitão Alberto Mendes Junior preste depoimento à comissão. Durante a entrega do requerimento, na Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado informou que a oitiva direcionada aos militares deve ser marcada para junho e o testemunho dos familiares de Mendes Junior será incluído na audiência.
Aprovado na última sessão legislativa da Câmara de Americana, o requerimento foi justificado pelo autor como uma forma de assegurar que a sociedade brasileira tenha conhecimento pleno dos argumentos de ambos os lados envolvidos no período da ditadura militar- foco dos trabalhos realizados pela comissão. “A história heróica de Mendes Junior precisa vir à tona. Acredito que somente com a pluralidade de depoimentos possamos respeitar e conceder sentido aos ideais democráticos que regem nosso país”, enfatizou Crivelari.
O vereador afirmou que vai acompanhar a audiência com os militares e se dispôs, inclusive, a apresentar a trajetória de Mendes Junior aos deputados que compõem a comissão, que foi instituída em fevereiro de 2012, e é composta por dez deputados estaduais, sendo cinco membros efetivos e cinco membros substitutos.
Mendes Junior
Alberto Mendes Júnior nasceu em 1947, em São Paulo, e desde criança manifestava o desejo de ingressar na Polícia Militar- meta que pôs em prática ao ingressar no curso preparatório de formação de oficiais em 1965.
Em 1970, aos 23 anos, já no posto de 2º tenente, apresentou-se no Batalhão Tobias Aguiar, onde, durante uma emboscada, foi assassinado a coronhadas por um grupo composto por Carlos Lamarca, Yoshitame Fugimore e Diógenes Sobrosa de Souza.
Embora tenha sido morto em maio, seu corpo foi encontrado somente quatro meses depois e velado na sede do Batalhão "Tobias de Aguiar" por cerca de cem mil pessoas entre militares, comerciantes e industriais.
Texto e foto: Assessoria do vereador Capitão Crivelari
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro