0800- 7719701


Crivelari propõe programa “Cão Guia” em Americana



O vereador Capitão Crivelari (PSD) protocolou na quinta-feira (31) na Secretaria da Câmara Municipal de Americana o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a instituir o programa “Cão Guia” em Americana, com o objetivo de ampliar a inclusão social e profissional de pessoas com deficiência visual, através do treinamento e disponibilização de cães guia.
Crivelari conheceu o programa Cão-Guia, elaborado pelo SESI-SP, durante palestra realizada na Unisal. A ideia é estender o benefício, por enquanto restrito aos trabalhadores da indústria, aos deficientes visuais do município de Americana.
O projeto de lei foi elaborado nos mesmos moldes do programa idealizado pelo SESI. Na primeira fase, famílias voluntárias, que contarão com o suporte da Prefeitura Municipal, irão acolher filhotes, futuros cães-guias, até completarem um ano de idade, a fim de integrá-lo a sociedade. Depois, o cachorro será levado até um centro de treinamento, onde receberá instrução específica para tornar-se um cão-guia.
Finalmente, o cão-guia será entregue ao usuário, que deverá se inscrever em processo seletivo, para ambos se adaptarem ao convívio e às rotinas diárias. “O cão-guia proporciona maior segurança e independência ao deficiente visual, além de auxiliá-lo em sua integração à sociedade. É um projeto ambicioso, mas, se aprovado, irá contribuir na melhora da qualidade de vida dos cidadãos que possuem essa deficiência”, acredita o vereador.
Texto: Gabinete do vereador Capitão Crivelari
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro



Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.