O vereador Capitão Crivelari (PSD) reuniu-se nesta quarta-feira (3) com um grupo de cerca de 30 taxistas da cidade para ouvir as reivindicações da categoria. No encontro, realizado no plenário da Câmara Municipal, ficou decidida a suspensão da tramitação de um projeto de Lei, de autoria de Crivelari, que visava aumentar a proporção de táxis na cidade para um veículo a cada 1,8 mil habitantes - atualmente, a Lei Municipal nº 4.019/04 prevê um táxi a cada dois mil moradores.
Durante a reunião, outro item em consenso foi a realização de um levantamento nas cidades de Limeira, Piracicaba, Campinas e Paulínia, com objetivo de obter informações sobre a proporção habitantes/pontos de táxi adotada nestes municípios. A ideia, apresentada pelo taxista João Balbuíno - que atua há 21 anos na profissão -, é usar os sistemas em andamento nestas quatro cidades como exemplo para formular uma nova regulamentação em Americana. “A partir da observação de como acontece o serviço por lá, podemos adaptar e trazer os melhores aspectos para usarmos por aqui”, disse. O resultado da pesquisa deverá ser apresentado no próximo encontro entre Crivelari e o grupo dos taxistas, marcado para o dia 17.
Outro assunto levantado pela categoria durante a reunião de hoje foi quanto à insegurança no exercício da profissão. Relatos apresentados pelos taxistas demonstraram que a ausência de veículos nos pontos, especialmente no período noturno, está diretamente relacionada às deficiências na segurança pública. Visando solucionar o problema, Crivelari se comprometeu a levar a reclamação às autoridades policiais do município. “De imediato, vamos oficiar os órgãos relacionados para intensificar o patrulhamento nos locais onde a categoria apontou maior incidência de riscos”, enfatizou o parlamentar.
Representação na Acia
Na reunião do dia 17, o parlamentar pretende convidar um representante da Associação Comercial e Industrial de Americana (Acia) para analisar a viabilidade da criação de um segmento próprio, dentro da entidade, com objetivo de atender às demandas específicas dos taxistas. “A exemplo do que fizemos com os proprietários das lojas de conveniência dos postos de combustíveis, podemos buscar uma filiação e participação dentro da Acia, de forma a sistematizar e organizar a prestação de serviço que é feita pelos taxistas que atuam na cidade”, afirmou.
Texto e foto: Assessoria do vereador Capitão Crivelari
Assessoria de Comunicação