0800- 7719701


Davi Ramos defende a proposta “Tarifa Cidadã” como redução da passagem do transporte coletivo durante o 7º Congresso da Facesp



Um total de 52 associações comunitárias de Americana participaram, no último final de semana (31/03 a 02/04) do 7º Congresso da Facesp (Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo), realizado na Praia Grande e que reuniu representantes de cerca de mil associações comunitárias do Estado. Debates sobre diversos assuntos foram realizados durante os dois dias. O prefeito de Americana, Erich Hetzl Junior (PDT) e a primeira dama Sônia Hetzl participaram da abertura dos debates, no sábado (01/04). O vereador Davi Ramos (PCdoB), um dos palestrantes, abordou o tema “Transporte e mobilidade urbana” e apresentou o projeto “Tarifa Cidadã” como uma alternativa para os municípios reduzirem as tarifas do transporte urbano.
Ramos falou sobre a “Tarifa Cidadã”, um movimento que, segundo ele, está presente em 154 cidades do país, inclusive em Americana, oferecendo mais direitos aos trabalhadores. Ramos culpou a tarifa de ônibus elevada como responsável pela redução de 35% do número de passageiros do transporte público, que atende cerca de 90% da demanda de todo o país. “As altas na tarifa de ônibus provocaram grandes rombos nas finanças das prefeituras, obrigadas a arcarem com subsídios cada vez mais elevados para assegurar o serviço à população”, garantiu o vereador, que participou do Congresso como membro do ConCidades (Conselho Nacional das Cidades).
Segundo ele, estimativas do setor de transporte urbano apontam que 37 milhões de brasileiros não podem pagar pelo transporte público. “A situação chegou a tal ponto que prefeitos, organizações não-governamentais, sindicatos, donos de viações e movimentos sociais se organizaram e lançaram a campanha Ação Nacional Tarifa Cidadã”.
De acordo com Ramos, o movimento visa a redução de preços dos itens que compõem a planilha de custos do transporte e a redução de tributos. “Segundo o coordenador do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), Nazareno Affonso, esta medida poderia diminuir a tarifa em 40% e na capital paulista reduziria o preço da viagem de ônibus a R$ 1,20, uma tarifa justa, se considerada a qualidade do serviço prestado”, concluiu o vereador.
Dois diretores que irão compor a nova direção da Facesp são de Americana. A eleição aconteceu durante o Congresso. Os membros são: Manoel Cordeiro dos Santos e Sônia Aparecida Donato. Foram também eleitos quatro delegados de Americana, que farão parte do Conselho de Representantes.


Publicado em: 03 de abril de 2006

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro