A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (14) sessão solene em comemoração ao dia municipal da liderança comunitária e associações de moradores. A solenidade atende à Lei Municipal nº 5.475/2013, de autoria do vereador Luiz Renato (PC do B), que instituiu a celebração anual da data em 15 de maio.
Participaram da solenidade os vereadores Davi Ramos (PC do B), Joãozinho do Quiosque (PSB) e Luiz Renato (PC do B), o presidente da Federação das Associações de Moradores de Americana, Helber Patrick da Silva, além de convidados, líderes comunitários e representantes de associações de moradores da cidade.
Durante o uso da palavra, o autor da homenagem destacou a força do trabalho das associações de moradores. “O movimento comunitário possui uma representação, uma força que a maioria das pessoas não percebe, não faz ideia. Se não fossem os líderes populares, as associações de moradores, muitas das conquistas que temos hoje jamais teriam acontecido. Muitas coisas no Brasil foram mudadas com essa força do movimento popular. Vocês estão de parabéns pelo seu dia”, disse Luiz Renato.
O vereador Davi Ramos falou da importância histórica dos líderes comunitários. “Muitas pessoas, muitos líderes, foram se organizando da forma com que a sociedade se movia, dependendo das necessidades. Nós, hoje, estamos em um período que não é tão distante daquela democracia desejada por todos. Vivemos em uma sociedade que passou a ser de direitos e deveres, e isso passa pelo trabalho dos líderes comunitários. Foram essas lideranças comunitárias que permitiram que muitas pessoas realizassem o sonho da moradia digna, da educação”, discursou.
O vereador Joãozinho do Quiosque parabenizou os líderes pela data. “As lideranças e movimentos são formados por pessoas humildes, que lutam pelo cidadão, que muitas vezes sem recursos alcançam grandes conquistas e que trabalham de graça. Vocês estão de parabéns”, afirmou.
Dia municipal da liderança comunitária e associações de moradores
Comemorado em 15 de maio, o dia municipal da liderança comunitária e associações de moradores é importante, de acordo com o autor da lei, por destacar o trabalho realizado pelas lideranças em suas comunidades. “Em Americana existem diversas entidades e lideranças comunitárias que exercem trabalhos voluntários, em busca de melhor qualidade de vida para as populações locais. Nesse intuito se faz necessária a homenagem a esses homens e mulheres guerreiros, que sem medir esforços doam horas de suas vidas para esse trabalho, ajudando muita gente nos quatro cantos de nossa cidade, seja na estrutura do bairro, na luta pela creche, e pela prestação de serviços diversos”, disse Luiz Renato.
Assessoria de Comunicação