0800- 7719701


Direito do Idoso é debatido pela subcomissão do Fórum Americana 2020



Fazer valer os direitos do idoso foi o principal assunto discutido durante a reunião da subcomissão do Direito do Idoso do Fórum Municipal Americana 2020. A subcomissão, presidida pelo vereador Adelino Leal (PT), reuniu-se nesta quarta-feira (10) na Câmara Municipal de Americana. 
A subcomissão é composta pelo presidente do Lar dos Velhinhos São Vicente de Paula, Antonio Antonelli Batista, pelo administrador do CIVI (Centro de Integração e Valorização do Idoso), Matias Mariano, pela presidente do Conselho Municipal do Idoso, Fátima Ganzarolli Zago e pelo coordenador do grupo da Melhor Idade Novo Tempo, do bairro São Vito, José Soler Donaire.
No início dos trabalhos, todos os membros da subcomissão ressaltaram a importância de fazer valer o Estatuto do Idoso. “É preciso aplicar e fiscalizar o cumprimento do Estatuto do Idoso, que engloba os direitos e deveres do idoso”, apontou Leal.
Soler destacou o que ele classifica como desrespeito das empresas de ônibus que não oferecem condições ao idoso para usufruir o transporte coletivo na cidade. “É necessário que as empresas de ônibus construam rampa para que o idoso possa embarcar e desembarcar com segurança e fiscalizem se os assentos reservados dentro dos ônibus estão disponíveis”, disse.
Outra ação proposta está relacionada à saúde. Os idosos precisam de atendimento médico adequado realizado por um especialista na área de geriatria e Americana disponibilizaria de poucos profissionais para atender a demanda. “O SUS (Sistema Único de Saúde) não oferece esta especialidade para atendimento no município. O único profissional geriatra é concursado em clínica geral”, explicou Batista.
Fátima sugeriu a realização de um levantamento para saber o número de idosos em Americana e a quantidade de geriatras necessária para atender a demanda. Feito isso, cobrar a contratação destes profissionais junto ao órgão competente.
Para Mariano, o CIVI deveria ser mais utilizado na realização de atividades ao idoso e como sugestão propões a criação no local da Faculdade Municipal do Idoso. Um projeto já foi elaborado e apresentado durante a reunião pelo professor Joseph Fattal Júnior e será integrado ao relatório da comissão. “Para facilitar o acesso dos idosos ao CIVI, sugiro ao Prefeito e as empresas de ônibus que disponibilizem linhas de ônibus até o local”, concluiu.
Leal preside também a subcomissão de Emprego, que se reúne dia 17, quarta-feira, às 19h30, na Câmara Municipal. As propostas apresentadas pelas duas subcomissões serão debatidas na reunião geral da comissão, quando serão definidas as ideias principais a serem levadas à audiência pública. A reunião geral da comissão de Direito do Idoso e Emprego acontece no dia 24 de março, e a audiência pública no dia 20 de abril, no Plenário da Câmara.
Para mais informações sobre o Fórum, acesse a página especial no site da Câmara.

Assessoria de Comunicação

 


Publicado em: 11 de março de 2010

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro