0800- 7719701


Divina solicita informações sobre destinação de radiografias



A vereadora Divina Bertalia (PDT) protocolou na sexta-feira (19) requerimento no qual solicita informações sobre a destinação de radiografias no município. No documento, a parlamentar relata a existência de um grande número de exames radiográficos realizados tanto no setor público de saúde quanto no privado.
Divina ressalta que, na maioria dos casos, após as avaliações feitas pelos profissionais da saúde, as pessoas levam essas radiografias para suas residências e as guardam por um certo período, mas que ao final, o destino é o lixo.
“Essas radiografias podem ter em sua composição poliéster, resinas acetáticas e celulóides, além de metais pesados, que se jogados com o lixo comum, podem demorar mais de cem anos para se decompor. Se for incinerado, há o risco de o metal pesado se precipitar no meio ambiente, causando-lhe enormes prejuízos”, alerta.
Para Divina, o melhor destino é a reciclagem. “Cada tonelada de radiografia pode, após um processo de reciclagem ecologicamente correto, gerar 10 quilos de prata, o que torna grande a procura por esse material”, destaca. Segundo e parlamentar, a película radiográfica livre da prata pode ser utilizada na confecção de materiais artísticos e matrizes de impressão.
No requerimento é questionado se existe algum sistema para coleta das radiografias no município. E, em caso negativo, sugere a realização de uma campanha para o recolhimento em hospitais, postos de saúde, clínicas médicas, farmácias e também junto aos cidadãos. “Após, poderão ser repassadas às cooperativas de reciclagem do município, que poderão vendê-las a um preço médio de R$ 3,00 o quilo”, conclui
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores durante a sessão ordinária de quinta-feira (25).
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 22 de março de 2010

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro