0800- 7719701


Dr. Daniel cobra investimentos de concessionária da linha férrea em Americana



O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento solicitando informações sobre investimentos da concessionária Rumo Logística em Americana, em decorrência da duplicação da malha ferroviária.

 

Segundo o parlamentar, após renovar sua concessão do ramal ferroviário que corta o estado de São Paulo, interligando o porto de Santos à região centro-oeste do País, a empresa anunciou o início das obras de duplicação da malha ferroviária, inicialmente no trecho entre Rio Claro e Jundiaí, que atravessa a cidade de Americana.

 

“Em outros municípios a concessionária vêm anunciando investimentos em infraestrutura, tais como adequações aos viadutos já existentes, instalação de novas passarelas e construção de novos viadutos. Nossa cidade também necessita de investimentos para minimizar os transtornos ocasionados pela linha férrea que corta todo o centro da cidade, em especial a passagem de nível na Rua Carioba”, afirma.

 

No documento, Dr. Daniel destaca que os viadutos existentes em Americana são insuficientes para comportar o fluxo de veículos em determinados horários e lembra que a travessia da linha férrea pelos pedestres nos bairros ocorre em locais improvisados, colocando a população em risco por falta de condições adequadas.

 

“Sabendo que a empresa pretende ampliar suas operações com a duplicação da malha ferroviária, entendemos que deve realizar investimentos nos centros urbanos para melhorar a transposição da linha férrea pelos veículos e construir novas passarelas para a travessia segura dos pedestres, principalmente nos bairros”, conclui o vereador.

 

No requerimento, Dr. Daniel solicita que o Poder Executivo informe se há tratativas com a concessionária para identificar prioridades de investimentos em transposição à linha férrea no trecho urbano. Questiona, ainda, se há previsão de investimentos pela empresa para o alargamento do viaduto Amadeu Elias, a conclusão das alças projetadas no viaduto Prefeito João Batista Romano, a readequação e/ou melhorias na passagem de nível sobre a linha férrea na Rua Carioba e em passagens de nível para travessia de pedestres e a construção de passarelas.

 

O parlamentar pergunta, ainda, se a administração municipal solicitou à concessionária outras medidas compensatórias ou investimentos direcionados para outras finalidades não relacionadas à transposição da linha férrea. O requerimento será discutido pelos vereadores em sessão ordinária a ser realizada na próxima quinta-feira (22).


Publicado em: 21 de julho de 2021

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro