0800- 7719701


Dr. Daniel pede mais ambulâncias para serviço de transferência de pacientes e atendimentos de urgência via 192



O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento solicitando informações do Poder Executivo sobre a disponibilidade de ambulâncias sob responsabilidade da secretaria municipal de Saúde.

 

No documento, o parlamentar cita ter recebido informações sobre a indisponibilidade de ambulância para atendimento social de transferência de pacientes do Hospital Municipal, especialmente durante o período noturno, e também sobre a disponibilidade de somente uma ambulância para atendimento de urgência aos chamados recebidos através do telefone 192.

 

“Sobre o transporte social, no período noturno é disponibilizada somente uma ambulância para a transferência de pacientes para hospitais especializados de outros municípios. Isso ocupa essa ambulância por até quatro horas, o que impossibilita seu uso em outros atendimentos de urgência nesse tempo. Esse mesmo veículo realizaria ainda o transporte de materiais coletados para exames laboratoriais e a distribuição dos respectivos resultados”, destaca Dr. Daniel.

 

“Entendemos que o serviço social oferecido para a transferência de pacientes deve ter a retaguarda de outra ambulância. Em relação ao transporte de materiais para exames laboratoriais e resultados, a secretaria deve disponibilizar veículo comum, não comprometendo dessa forma o atendimento dessa ambulância social”, acrescenta.

 

Ainda segundo Dr. Daniel, outro problema é que somente uma ambulância é disponibilizada para o serviço de urgência prestado pelo telefone 192, quantidade que considera insuficiente para atender uma cidade com mais de 240 mil habitantes.

 

No requerimento, o parlamentar questiona quantas ambulâncias estão à disposição para atendimento simultâneo aos chamados de urgência recebidos pelo 192 e também para o serviço social de transferência de pacientes. Em ambos os casos, pergunta também se há uma escala horária e/ou diária de alternância em relação ao número de ambulâncias em serviço. Por fim, quer saber se a secretaria municipal de Saúde não dispõe de veículo comum, com servidor autorizado a dirigi-lo, para realizar o transporte de materiais coletados para exames laboratoriais e respectivos resultados.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores na sessão ordinária desta quinta-feira (27).


Publicado em: 26 de maio de 2021

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro