0800- 7719701


Dr. Otto pede informações sobre poços artesianos de Americana



O vereador Dr. Otto Kinsui (PMDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que solicita informações do Poder Executivo e do DAE (Departamento de Água e Esgoto) sobre a análise realizada pelo departamento em seis poços artesianos da cidade.

 

No documento, o parlamentar pede informações sobre as análises de baixa vazão nos postos dos bairros Antônio Zanaga, Jardim Alvorada, Vila Bertine, Jardim Guanabara, Parque Novo Mundo e Jardim da Paz. “Após divulgar que seis dos trinta poços artesianos da cidade apresentavam baixa vazão, a autarquia contratou um geólogo, que juntamente com a equipe técnica do departamento, poderá apontar possíveis causas e também o risco de secagem dos mesmos”, relata Dr. Otto.

 

O vereador afirma que, em 2014, a autarquia informou que nove poços tubulares sofriam risco de seca. “O poço do Jardim Colina, que possui 120 metros de profundidade, devido à crise, ficou inoperante por aproximadamente um mês. Americana é abastecida por dois lençóis freáticos, Itararé e Tubarão. Os trinta poços do DAE espalhados por toda a cidade pertencem ao sistema Itararé e possuem desde 96 m até 330 m de profundidade. Atualmente sete encontram-se desativados”, expõe.

 

No requerimento, o vereador questiona se o Poder Executivo tem conhecimento do número de poços da cidade e das manutenções realizadas pelo DAE. Pergunta se a baixa profundidade foi o motivo das desativações dos poços e qual a solução encontrada pelos técnicos com relação à profundidade e se há risco de desativação dos locais. Questiona ainda quais providências são tomadas para melhorar a captação de água dos poços e qual é a média da vazão de litros/hora, bem como se o patrulhamento nas imediações dos poços foi alterado após registros de furtos das torneiras.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (16).


Publicado em: 14 de abril de 2015

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro