0800- 7719701


Duzzi e Leal participam de formatura de adolescentes do SOMA



Os vereadores Adelino Leal (PT) e Valdecir Duzzi (PSDB) participaram nesta terça-feira (20) da solenidade de entrega de certificados da I Turma de 2010 de adolescentes educandos do Serviço de Orientação de Menores de Americana (Soma). Esta foi a 163ª turma formada pela entidade.
Setenta jovens concluíram a programação de treinamento de serviços administrativos e informática, com duração de 40 dias letivos, no total de 200 horas de atividades (conveniadas ao Senai), sendo 140 de serviços administrativos e 60 de informática. O treinamento incluiu ainda palestras sobre diversos assuntos com voluntários de entidades e do Poder Público.
O presidente do Soma, Sidnei Figueiroba, informou que foram feitas aproximadamente 1.200 inscrições neste ano. “Infelizmente, temos apenas 210 vagas. Gostaríamos de ter muito mais”, lamentou. Para aumentar o número de vagas, pediu a ajuda da iniciativa privada e do Poder Público, e agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Americana. “Hoje, o Soma não é mais uma entidade, ele é uma escola. Por isso, dependemos demais deste apoio e da parceria de todos vocês. O nosso muito obrigado aos vereadores, que durante toda nossa caminhada estão sempre dispostos a ajudar”, discursou.
O vereador Adelino Leal destacou o papel da família na formação dos jovens. “Vocês estão aqui não porque tiveram sorte no processo de seleção, mas porque foram capacitados, educados e moldados por suas famílias. Que bom seria se todos os jovens fossem assim, e que todas as famílias tivessem uma estrutura como essa, de permitir que vocês cheguem aqui hoje formados e prontos para o mercado de trabalho”, afirmou.
O vereador Valdecir Duzzi, por sua vez, lembrou da importância do conhecimento adquirido. “O conhecimento é uma coisa que ninguém pode tirar de vocês. É melhor investir nas crianças do que repreender os adultos, portanto o Soma é uma instituição de respeito, totalmente reconhecida em nossa cidade e que está de parabéns por este trabalho”, disse.
Durante a solenidade, a coordenadora geral e pedagoga da entidade, Maria Aparecida Pirassoli Brás Conte, informou que, na mesma tarde, os formandos já iriam fazer a primeira entrevista de trabalho. “Temos vinte empresas da cidade esperando por esta formatura para poderem contar com os serviços de vocês”, comemorou.
O ex-presidente da entidade, João Carlos Tomás Tavares, lembrou da história do Soma, fundado há 49 anos. “Já atendemos 11.470 adolescentes desde 1961, o que significa que aproximadamente 5% da população de Americana passou por aqui. Somos eternamente gratos a todos que colaboraram para este trabalho”, agradeceu.
A solenidade de formatura contou ainda com homenagens aos professores, funcionários e ex-alunos, além de diversas apresentações musicais e o depoimento da mãe de um dos formandos que também foi aluna da entidade na adolescência.
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro