0800- 7719701


Eduardo da Farmácia pede informações sobre ações de prevenção e medicação à gripe H1N1



O vereador Eduardo da Farmácia (PSDB) protocolou nesta terça-feira (2) um requerimento em que pede informações e providências ao Poder Executivo sobre a prevenção e medicação ao vírus da Influenza A, subtipo H1N1.
De acordo com o parlamentar, dados divulgados pelo Ministério da Saúde servem de alerta às autoridades, sendo que, neste ano, já foram confirmados 388 casos dessa doença e 61 mortes em todo o País. “Segundo o Ministério da Saúde, o fato de o estado de São Paulo apresentar tantos óbitos pode estar relacionado pela não medicação preventiva do Tamiflu, receitado para os pacientes de H1N1”, ressalta no documento.
Segundo Eduardo, é necessário que os médicos receitem o Tamiflu nas primeiras 48 horas após o surgimento dos sintomas. “90% das mortes que tem ocorrido em todo o país envolve o vírus Influenza A-H1N1. É muito importante o médico receite o Tamiflu nas primeiras 48 horas após o surgimento dos sintomas sem aguardar resultados de laboratório ou sinais de agravamento nos pacientes que integrem o grupo de risco”, afirma.
No documento, o vereador questiona o Poder Executivo e a Secretaria Municipal se os médicos que atuam no serviço público de saúde são orientados a medicar os pacientes com suspeita do vírus da Influenza A – H1N1 antes dos exames laboratoriais; se o medicamento Tamiflu é disponibilizado pelo Ministério da Saúde aos hospitais particulares, e até quando estarão disponibilizadas doses da vacina contra o vírus da Influenza A na rede pública de saúde.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (04).
Assessoria de Comunicação



Outras Notícias

Fique por dentro