O vereador Eduardo da Farmácia (PSDB) protocolou nesta sexta-feira (24) um projeto de lei em que propõe a instituição do Programa Municipal de Equoterapia. De acordo com o parlamentar, a propositura visa ampliar no município a disponibilização da terapia assistida por cavalos às pessoas com deficiência, através de atividades educacionais, sociais e de manutenção à vida.
“Sabemos da importância da equoterapia na vida dos pacientes que são atendidos pelos órgãos públicos e associações que já disponibilizam esse tratamento em várias cidades paulistas, assim como em Americana, e que algumas já possuem lei que permite o Executivo investir nessa terapia, como é o caso de Jales, José Bonifácio, Sorocaba e, recentemente, a capital paulista”, afirma o autor.
De acordo com a proposta, para o desenvolvimento das atividades o programa contará, além de estrutura física adequada, com corpo técnico ligado às áreas de fisioterapia, psicologia, assistência social, pedagogia, veterinária e condutor guia de animais, entre outros profissionais.
Ainda segundo Eduardo, o programa apresentado no projeto de Lei atende os requisitos necessários para desenvolver as atividades equoterápicas, tendo sido analisado e aprovado pela Associação nacional de Equoterapia, pelo Conselho Federal de Medicina, e pelo Conselho Federal de Fisioterapia.
Eduardo da Farmácia explica que, após aprovação do projeto de lei, o Poder Executivo poderá implantar o Programa Municipal de Equoterapia e ampliar o atendimento. “Em nossa cidade existe uma associação que já oferece o tratamento equoterápico a alguns pacientes, mas entendemos que a municipalidade deve contribuir no sentido de ampliar as vagas disponíveis ao tratamento criando um centro municipal de equoterapia, ou através de convênio com entidades que ofereçam a Equoterapia”, conclui.
O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores, em Plenário.
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Americana