0800- 7719701


Eduardo pede novas informações sobre agendamento de cirurgias de vias lacrimais



O vereador Eduardo da Farmácia (SDD) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações atualizadas sobre a disponibilização e o agendamento de cirurgias de vias lacrimais na rede pública municipal de saúde.

 

No documento, o parlamentar relata ter questionado a Administração a respeito do assunto em março de 2014, após pacientes o procurarem reclamando da demora no agendamento mesmo depois de cumpridos todos os procedimentos necessários, como consultas, exames e retorno ao especialista oftalmológico.

 

“Na época, um paciente relatou sobre os transtornos ocasionados pela deficiência visual decorrentes desse problema, que dificulta o desempenho de suas tarefas diárias, comprometendo seu rendimento no ambiente de trabalho. Nesta semana, esse mesmo paciente nos procurou, informando que ainda não foi agendada sua cirurgia”, afirma Eduardo.

 

Ainda segundo o vereador, em contato com o Setor Social, unidade vinculada à regulação, foi informado que a Diretoria Regional de Saúde de Campinas (DRS-7) disponibilizou no último ano somente duas vagas para a realização de cirurgia de vias lacrimais. Não havia informações, entretanto, se para tal cirurgia o Hospital Municipal estava disponibilizando outras vagas, e quantas totalizam ao ano.

 

“Diante de todo esse contexto, dá-nos a visão de que os pacientes que precisam dessa cirurgia são esquecidos pelo poder público, não têm a devida atenção”, conclui o parlamentar.

 

No requerimento, Eduardo pergunta quantas cirurgias de vias lacrimais foram disponibilizadas e efetivamente realizadas entre maio de 2014 e maio de 2015, bem como quantas vagas foram disponibilizadas para Americana pela DRS-7. Questiona, ainda, se o hospital municipal está realizando esse tipo de cirurgia, quantas foram realizadas e se foram todas destinadas a pacientes de Americana ou também a pacientes de outras cidades. Pede, também, que seja informado o número atualizado de pessoas na fila de espera para agendamento e quais medidas a secretaria de Saúde está planejando ou executando para resolver o problema.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (28).

 


Publicado em: 22 de maio de 2015

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro