0800- 7719701


Fórum de Turismo e Desenvolvimento Local discute propostas na Câmara



 

A Câmara Municipal de Americana realizou no sábado (14), no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, o Fórum de Turismo e Desenvolvimento Local de Americana. A realização do fórum foi solicitada, através de requerimento, pelos vereadores Celso Zoppi e Moacir Romero (ambos do PT).

O fórum contou com palestras de Fábio Ortolano, professor na área de Turismo e Hospitalidade do Senac São Paulo; Maria Amélia Moscom, da Associação Agostinho de Cultura; Thiago Allis, professor do curso de Turismo da UFSCar; e Lucilene Piscioneri, subsecretária de Turismo de Americana.

Durante a abertura do evento, o vereador Moacir Romero destacou a importância da discussão de alternativas para fomentar o turismo na cidade. “Americana é uma cidade importante por sua história, nós comemoramos 91 anos de nossa emancipação. É uma cidade que tem sua história das antigas tecelagens, do bairro Carioba abandonado e destruído, mas que pode ser reconstruído. Este é um pontapé inicial, envolvendo as pessoas que estão aqui, preocupadas em discutir”, afirmou.

Após as palestras, os participantes foram convidados a compor grupos de trabalho para debate dos temas Turismo e Meio Ambiente, Turismo e Patrimônio Histórico-Cultural e Turismo e Desenvolvimento Social. O fórum se encerrou com a plenária final, que contou com a apresentação das propostas de cada grupo, a indicação de construção de um plano diretor de turismo para ao município e a candidatura de Americana à classificação de Município de Interesse Turístico junto à Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, conforme a Lei Complementar nº 1261/15.

Dentre as propostas apresentadas, estão o desenvolvimento de pesquisas de campo nas áreas de mananciais, parques e unidades de conservação de Americana; a criação de uma linha turística em parceria com as empresas de transporte do município; e o mapeamento de informações referentes ao turismo na cidade.

Ao final dos trabalhos, o vereador Celso Zoppi avaliou como positivo o saldo do fórum. “Conseguimos estimular várias pessoas de vários setores, pessoas de interesse na cultura, turismo e do desenvolvimento da cidade. Foi importante a ação envolvendo os grupos multidisciplinares, então houve um clareamento, uma questão ampla do turismo e desenvolvimento. Os trabalhos em grupo auxiliaram no sentido de constatar a situação real atual e qual é a perspectiva. Então por esses três aspectos, digo que foi um sucesso”, analisou.

        


Publicado em: 17 de novembro de 2015

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro