A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (22) sessão solene de entrega de título de cidadão americanense ao senhor Francisco Valério Neto, pelos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem foi motivada pelo projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Joãozinho do Quiosque (PSB).
Participaram da solenidade o autor da homenagem, vereador Joãozinho do Quiosque, o presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Paulo Chocolate (PSC), o vereador Thiago Brochi (PSDB), o prefeito de Americana Diego de Nadai e os secretários municipais de Esportes, Mário Antonucci, e de Cidadania e Movimentos Sociais, Valdecir Duzzi, além de convidados e familiares do homenageado.
Durante o uso da palavra, o vereador autor destacou a história de vida e a dedicação do homenageado. “O Chico é uma pessoa especial, que atende a todos os cidadãos que se dirigem à prefeitura com carinho, independente do status ou classe social. É uma honra prestar essa homenagem a você, uma pessoa que se dedica há quase vinte anos com amor à prefeitura de Americana. Parabéns”, discursou Joãozinho.
O vereador Thiago Brochi enalteceu o carinho com que o homenageado trata a todos. “Quem conhece o seu Chico sabe do modo carinhoso como ele trata a população. Esta é uma homenagem mais do que merecida. Sou admirador do seu trabalho, da maneira como você trata as pessoas. Parabéns pela sua simplicidade, sua garra, e parabéns ao Joãozinho por ter feito esta homenagem”, disse.
“Sou funcionário da prefeitura há quase vinte anos e procuro atender a todos da melhor maneira possível. Agradeço a Deus, à minha família e a todos os meus amigos que estão participando dessa minha felicidade no dia de hoje. Certamente vou honrar o título de cidadão americanense. Obrigado e que Deus abençoe a todos”, agradeceu o homenageado.
Francisco Valério Neto
Francisco Valério Neto, mais conhecido como Chico, nasceu em Arceburgo – Minas Gerais, em 29 de novembro de 1945. É filho de João Valério e Antonieta Nogueira Valério, já falecidos. Foi criado em Mococa, interior de São Paulo, onde morou por 22 anos. Lá conheceu sua esposa Dirce Aparecida Cruz. Após o casamento no ano de 1967, mudou-se para Cerquilho, onde administrou uma fazenda por cinco anos. Mudou-se para Sumaré em 1973, onde reside até os dias de hoje.
Em 1995, começou a trabalhar na Prefeitura Municipal de Americana, na função de guarda de portaria e, posteriormente, assumiu o cargo de chefe de estacionamento, exercendo a função até os dias de hoje. É um servidor muito querido por todos, sendo conhecido pelos munícipes que se dirigem à Prefeitura, bem como pedestres que circulam pela Avenida Brasil.
Além de desenvolver seu trabalho com zelo e dedicação, Chico está sempre disposto a ajudar as pessoas com bons conselhos e, em casos específicos, se desdobra – inclusive financeiramente – para auxiliar os mais necessitados. Somado a isto, é um homem que cultiva as amizades, se solidariza pela comunidade carente e, acima de tudo, é um homem íntegro, exemplo de cidadão, sempre se pautando pelas boas ações.
Homenagens
O título de Cidadão Americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de Cidadão Emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.
Texto e foto: Maurício Vargas – MTB 46.948/SP
Assessoria de Comunicação