0800- 7719701


Grupo de formação do Centro de Referência e Atenção à Pessoa com Deficiência elabora formulário para cadastramento



Os vereadores Celso Zoppi (PT) e Reinaldo Chiconi (PDT) participaram hoje (13) de uma nova reunião com o grupo de pessoas que desenvolve ações para cadastrar pessoas com deficiência no município de Americana, com o objetivo de formar o Centro de Referência e Atenção à Pessoa com Deficiência no município.
Foi discutida na reunião a elaboração do formulário para o levantamento dos dados sobre as pessoas com deficiência e, também, a criação de uma central de banco de dados. “As pessoas que formam esse grupo disponibilizarão as listagens que já possuem para o Luis Fernando Mayer, que ficou responsável em elaborar e atualizar esse banco de dados”, informou Zoppi.
Um projeto piloto será desenvolvido a partir da região do bairro Antonio Zanaga, aproveitando os cadastros das pessoas no Programa Saúde da Família (PSF). “Começaremos por lá porque o programa já está mais estruturado”, informou Zoppi. “Os alunos do curso de fisioterapia da Faculdade de Americana (FAM) realizarão esse trabalho de campo nas casas da área de abrangência do PSF do Posto 13”, completou.
O cadastro será feito a partir de um formulário elaborado durante a reunião. “O questionário elaborado possibilitará levantarmos dados como endereço, quantas pessoas moram na residência, se estuda e onde, se trabalha, a idade, e outros relacionados à deficiência, quando for o caso”, explicou Chiconi. “Alguns dados específicos também serão coletados como, por exemplo, se a deficiência é congênita ou adquirida e também qual o tipo dessa deficiência, se é sensorial, física ou mental”, complementou.
Outro fator discutido durante a reunião foi a inclusão na pesquisa de uma questão relacionada ao transporte. “Precisamos saber se a pessoa com deficiência utiliza o transporte coletivo do município e, também, se possui a carteirinha do passe-livre”, ressalta Zoppi.
A representante da FAM, Adriana Pertille, estima que a pesquisa de campo nesse projeto piloto, que deverá começar imediatamente, será realizada em 20 dias úteis, por cerca de 10 alunos.
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 13 de março de 2007

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro