0800- 7719701


História das eleições de Americana - Capítulo 5 - A criação da comarca e a primeira mulher candidata



Capítulo 5 - A criação da comarca e a primeira mulher candidata

 

Acompanhe a série completa na nossa página especial, clicando aqui.

 

Prefeito

Jorge Arbix (1952-1955)

 

Presidentes da Câmara

Chalil Zabani (1952); Nicolau João Abdalla (1953-1954); Orlando Dei Santi (1955)

 

As eleições municipais de 1951 tiveram três candidatos para prefeito. Dr. João de Castro Gonçalves, importante nome na política americanense na época, concorreu pelo PSD - partido do ex-presidente Eurico Gaspar Dutra; José Aranha Neto, pelo PRT (Partido Republicano Trabalhista); e Jorge Arbix, do Partido Social Progressista, mesmo partido do governador do estado, Lucas Nogueira Garcez, eleito um ano antes (fundado por Ademar de Barros em 1946, era o maior partido de São Paulo). Descendente de turcos e dirigente do Rio Branco FC, Arbix venceu a eleição municipal com Romeu Luchiari como seu vice. Foi durante sua gestão que Americana foi elevada à categoria de comarca, através de lei estadual de 30 de dezembro de 1953. A cidade passava então a possuir um Fórum próprio, desvinculando-se de Campinas.

 

Para a segunda legislatura após a redemocratização, a Câmara teve um aumento no número de vereadores, de 12 para 16. Foram 57 candidatos e um registro especial: esta foi a primeira eleição, nos registros da Câmara Municipal de Americana, da presença de uma mulher como candidata a vereadora: Faustina de Almeida Chiaravalotti candidatou-se pelo PRT, mas não foi eleita.

 

Foram reeleitos Antonio Zanaga e Gê Godoy e eleitos quatorze novos nomes: Abrahim Abrão, Alcindo Dell'agnese, Antonio Dias Ferraz, Carlos Liepin, Chalil Zabani, Dirceu Cunha, Estevan Faraone, Francisco Pinto Duarte, Geraldo Gobbo, José R. De Carvalho, José Rodrigues Azenha Sobrinho, Nicolau João Abdalla, Orlando Dei Santi e Thomaz Fortunato.

 

Durante esta legislatura, a Câmara teve três presidentes: Chalil Zabani, em 1952; Nicolau João Abdalla, em 1953 e 1954; e Orlando Dei Santi, em 1955.

 

      

   


Publicado em: 13 de agosto de 2020

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro