0800- 7719701


Jacira Chávare pede informações sobre demora na realização de exames no Hospital Municipal



 

 

A vereadora Jacira Chávare (Republicanos) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre demora no atendimento, principalmente para realização de exames, no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.

 

No documento, a parlamentar explica que o tempo de espera para atendimento ultrapassa, em muitos casos, 10 horas, sem que haja qualquer previsão ou justificativa clara e que os pacientes são orientados a não se ausentar da unidade para alimentação ou descanso, sob risco de perderem a vaga para atendimento em realização de exames ou outros procedimentos.

 

“É inadmissível que um paciente chegue ao Hospital Municipal e precise esperar tanto para ser atendido, sem qualquer informação ou previsão de horário. Mais grave ainda é quando a pessoa é orientada a voltar no dia seguinte às 7h da manhã e só é atendida às 5h30 da tarde, como relatado no caso de um exame de ultrassom. Situações como essa afetam diretamente a confiança da população no Hospital Municipal de Americana. Não é só a dor física é o desgaste emocional, a angústia da espera, a falta de acolhimento”, afirma Jacira.

 

A autora pergunta qual a justificativa de pacientes serem solicitados a comparecer à unidade de saúde logo nas primeiras horas da manhã, mas permanecerem o dia todo aguardando para serem atendidos, o que pode ser feito para que haja melhorias na comunicação com os pacientes quanto ao andamento da fila e à estimativa de espera no atendimento e se existe algum estudo ou avaliação da Secretaria de Saúde sobre o dimensionamento da equipe e a capacidade operacional do Hospital Municipal em relação à demanda atua

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (29). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.

 


Outras Notícias

Fique por dentro