0800- 7719701


Joãozinho do Quiosque pede implantação do sistema “BusAlert” no transporte coletivo de Americana



O vereador Joãozinho do Quiosque (PSB) protocolou nesta sexta-feira (27) um requerimento em que solicita informações e providências ao Poder Executivo para a implantação do sistema “BusAlert” no transporte coletivo de Americana.
De acordo com o parlamentar, o sistema permite aos usuários do transporte coletivo monitorar, através de um celular ou tablet conectado à internet, a distância entre os veículos e os pontos de ônibus. “O sistema ‘BusAlert’ foi criado para avisar pessoas com necessidades especiais ou para quem quer continuar as tarefas do dia a dia, enquanto monitora a distância entre o ônibus e um ponto de ônibus desejado”, afirma Joãozinho no requerimento.
O vereador conta que o sistema foi adotado em São Carlos com ótimos resultados. “Na cidade, todos os 1,2 mil pontos existentes foram cadastrados. Uma placa com número e identificação em braile para ajudar pessoas com deficiente visual está instalada em 400 deles. Cerca de mil pessoas já estão cadastradas no sistema do Busalert em São Carlos”, acrescenta.
Segundo Joãozinho, o sistema é importante especialmente para as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, que necessitam de ônibus adaptados ou ajuda para entrarem e saírem dos veículos. “No caso do deficiente visual, ele cadastra o ponto e o número da linha ônibus. O motorista da linha recebe um aviso em um aparelho. Nele, tem o tempo para a chegada e até a indicação se o passageiro é deficiente. O sistema facilitará muito o deslocamento, dando maior autonomia para o deficiente visual pegar um ônibus na cidade, não necessitando do mesmo ficar no ponto dependendo da ajuda de outras pessoas enquanto o ônibus passa correndo o risco de perder a viagem”, explica.
Como funciona
O sistema permite acessar rotinas para inclusão e manutenção das rotas dos ônibus conforme a necessidade, bem como acompanhamento da utilização do sistema pelos cidadãos e gerenciamento de mensagens. Depois de baixar e instalar o programa, para utilizá-lo basta ao usuário inserir o número da linha de ônibus desejada, ou das linhas e o número do ponto de parada de ônibus onde ele se encontra.
O sistema informa na tela do celular a distância, o tempo estimado de chegada e o número de pontos que o ônibus se encontra, naquele momento, até o ponto onde o usuário informou. Não é necessário estar no ponto para receber esta informação.
“O aplicativo é simples e traria maior comodidade para as pessoas e facilitaria, e muito, a vida das pessoas com necessidades visuais”, conclui o vereador.
No requerimento, Joãozinho questiona se há a possibilidade da implantação do sistema no transporte coletivo de Americana. Pergunta, ainda, se o Poder Executivo, através da secretaria de Transportes, poderia realizar estudos sobre o assunto junto à cidade de São Carlos e à empresa responsável pelo sistema.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (2).
Maurício Vargas - MTB 46.948/SP
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 27 de setembro de 2013

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro