O vereador Marco Antonio Alves Jorge – Kim (PDT), reuniu-se nesta segunda-feira (15) no Ministério das Cidades, em Brasília, para tratar da redução das parcelas e a conclusão do programa Crédito Solidário do município de Americana, que está construindo 25 casas no bairro Novo Horizonte.
Outro assunto que o parlamentar tratou com os técnicos responsáveis pelo programa federal foi a substituição da garantia do projeto, que durante a construção foi oferecida por um fundo garantidor. “Como se trata de uma construção em regime de mutirão, onde os beneficiários não sabem qual imóvel será o dele, a garantia fica por conta do fundo. Agora, com a conclusão das obras e a distribuição das unidades, sugerimos a alteração pela garantia hipotecária”, explicou.
Kim solicitou ainda a redução das prestações a partir de descontos nos valores cobrados pelo seguro habitacional, nos pagamentos das parcelas em dia e através da eliminação fundo garantidor. “Certamente a soma dessas deduções ao final do financiamento resultará em uma economia significativa às famílias”, acrescentou.
A construção dessas 25 unidades habitacionais no bairro Novo Horizonte foi contemplada pela primeira edição do programa Crédito Solidário, juntamente com outros projetos no país. “A experiência de Americana e de outros municípios que implementaram o projeto na mesma ocasião auxiliou o Governo Federal a aprimorar a ação no país”, ressaltou o parlamentar.
Além de tratar das questões do programa Crédito Solidário, o vereador esteve no Ministério das Cidades estudando os termos da Resolução 121, de 09 de janeiro de 2008, que confere nova disciplina ao programa. “Estudamos os termos da resolução para verificarmos quais benefícios poderão ser pleiteados nesse momento”, relatou.
Kim disse também que as informações serão repassadas aos mutirantes atendidos pelo programa, à Administração Municipal e à Cooperativa Nacional da Habitação e Construção (Cooperteto), para que o projeto seja encerrado garantindo melhores condições de gestão do financiamento durante os anos vindouros.
A viagem do parlamentar à Brasília foi para participar de reunião do Comitê de Moradia Social do Conselho Nacional das Cidades (ConCidades), do qual é conselheiro. O Comitê se reúne periodicamente para propor projetos e melhorias às moradias de interesse social no Brasil.
Assessoria de Comunicação