0800- 7719701


Kim participa de solenidade em comemoração aos 45 anos da APAE



O vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), participou na segunda-feira (29) da solenidade em comemoração aos 45 anos de fundação da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Americana, realizada na sede da entidade.
O evento reuniu a equipe, parceiros e autoridades do município em um café da manhã. Segundo o vereador, que tem um irmão com síndrome de Down, comemorar 45 anos de fundação da entidade é a mesma coisa que celebrar 45 anos de qualidade de vida para muitas pessoas.
“Nós que temos a oportunidade e a felicidade de conviver com pessoas que se utilizam dos serviços da APAE, podemos observar o quanto essas pessoas são importantes na vida da sociedade em geral. A equipe da entidade faz um trabalho magnífico com os alunos, todos trabalham com uma compreensão no tratamento, um carinho e um amor especial, o que faz com que esses aprendizes possam se posicionar, participar e se expressar na sociedade”, comentou Kim.
Para o presidente da APAE Americana, Luiz Gustavo Buzzo, a data comemora também 890 pessoas atendidas mensalmente pela associação. “Recebemos ainda mais um grande presente, que foi a doação da área que fica ao lado da nossa sede, local para estendermos nossas instalações e serviços”, comemorou.
Para um dos fundadores da entidade e atual membro da diretoria, Alcyr Pupo, a APAE de hoje representa um grande avanço do que foi no início de tudo. “Na época tínhamos pouca estrutura, os técnicos especializados eram de outros municípios e muitas vezes, para economizar, eles pernoitavam em minha casa”, lembrou.
A APAE atua em três vertentes - assistência, saúde e educação. “Nós não focamos apenas as pessoas com deficiência, mas também a família e a sociedade em que ela está inserida”, explicou Buzzo.
“Quando meu irmão mais novo nasceu à expectativa era que ele viveria no máximo 15 anos, hoje ele está com 47 anos e é um dos aprendizes aqui da APAE, na oficina terapêutica. Ele adora estar com os amigos e a equipe, isso é graças ao carinho, ao amor e toda a dedicação desses guerreiros”, relatou o vereador.
APAE
Fundada em 29 de abril de 1968 por iniciativa de um grupo de pais de crianças deficientes que se serviam de atendimentos especializados em outros municípios e notadamente na Associação de Reabilitação Infantil Limeirense – ARIL.
Diante da dificuldade de transportar as crianças diariamente à ARIL- Limeira e a outros municípios, esse grupo de pais, juntamente com professores especializados, médicos locais e outras pessoas da comunidade americanense, se reuniram e fundaram o Centro de Recuperação Infantil de Americana – CREIA.
Com a finalidade de um atendimento e programação com critérios considerados válidos e dentro de uma linha científica, a diretoria eleita procurou, em São Paulo, instituições congêneres de altos padrões educacionais e clínicos trazendo para Americana os profissionais que não eram encontrados na região.
O CREIA iniciou seu funcionamento em março de 1969. No dia 11 de setembro de 1.997, o Centro de Recuperação Infantil de Americana – CREIA, passou a se chamar Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Americana - APAE.
Texto e foto: Gabinete do vereador Kim
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro