0800- 7719701


Kim sugere adesão de Americana a programa de incentivo à leitura



O vice-presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Marco Antonio Alves Jorge - Kim (PDT), protocolou nesta terça-feira (26) um requerimento em que pede informações à Administração Municipal, à Diretoria de Ensino de Americana e ao Governo Estadual sobre a possibilidade de adesão de Americana ao programa “Ler e Escrever” de incentivo à leitura.
Kim visitou nesta terça alguns programas de incentivo à leitura da cidade de Limeira, durante a assinatura do convênio com o programa “Ler e Escrever” realizada na sede da Diretoria Regional de Ensino do município. O parlamentar foi convidado a participar da solenidade pelo prefeito de Limeira, Dr. Silvio Felix, que presenteou Kim com um livro de sua autoria, “Qual o Melhor Presente?”, uma obra voltada para o público infantil que enfoca a importância dos livros e da leitura para as crianças.
“Precisamos ver a possibilidade da rede municipal de ensino de Americana ser atendida com este material. Quem vai ganhar são nossas crianças e profissionais da educação”, afirma Kim, que durante a visita, acompanhou a adesão das prefeituras de Limeira, Ipeúna, Iracemápolis, Engenheiro o Coelho, Cosmópolis e Cordeirópolis ao programa.
“O programa é muito interessante, porque ele envolve e melhora o relacionamento entre o professor e o aluno. Os materiais não são apenas de leitura, os professores recebem um treinamento para desenvolver a atividade e despertar o interesse das crianças à literatura”, comenta o vereador.
O requerimento será apreciado e votado pelos vereadores na próxima sessão ordinária, realizada na quinta-feira (28), no plenário da Câmara.
Programa “Ler e Escrever”
O “Ler e Escrever” tem como objetivo romper com a cultura escolar que aceita o fato de que os alunos percorrem os anos dos ciclos sem conseguir aprender a ler e a escrever. O programa desenvolve projetos que interferem diretamente no cotidiano da sala de aula e na gestão da escola, e visa reverter este quadro de fracasso escolar ocasionado pelo analfabetismo e pela alfabetização precária dos alunos do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino.
Segundo a supervisora de ensino da Delegacia Regional de Ensino de Limeira, Lisabete Delatin, o “Ler e Escrever” foi implantado em 2007 e a partir de 2008 começou a ser implantado nas escolas do interior do Estado de São Paulo. “Desde 2009 o governo estadual está disponibilizando o programa as prefeituras interessadas e que tenham escolas municipalizadas”, explica.
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 26 de janeiro de 2010

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro