0800- 7719701


Lucas Leoncine propõe criação de “botão do pânico” para reforçar segurança no comércio de Americana



 

O vereador Lucas Leoncine (PSD) protocolou uma indicação na Câmara Municipal de Americana sugerindo ao Poder Executivo a implantação de um sistema de "botão do pânico” voltado especificamente para os estabelecimentos comerciais da cidade.

 

De acordo com o parlamentar, a proposta é inspirada no programa "SOS Comércio", da cidade de Vitória (ES), que utiliza um aplicativo de celular para permitir que lojistas acionem a Guarda Municipal de forma imediata em casos de emergência, liberando o acesso às câmeras de segurança do local para a central de monitoramento apenas durante a ocorrência.

 

No documento, o parlamentar relata ter recebido diversas mensagens de comerciantes ao longo de 2025 preocupados com a segurança pública, citando como exemplo os casos de roubo registrados na região do Jardim São Paulo, que ganharam destaque na imprensa. Local. “Americana já possui experiência tecnológica no uso desse tipo de ferramenta, visto que já utiliza o botão do pânico em situações de violência doméstica. A expansão dessa tecnologia para o setor comercial tornaria o combate ao crime mais ágil e eficiente, integrando a fiscalização pública com a privada”, defende.

 

"A segurança pública exige resposta rápida e inteligência. Ao permitirmos que o comerciante acione a Guarda com um toque no celular e integre suas câmeras em tempo real, inibimos a ação de criminosos e protegemos quem gera emprego e renda na nossa cidade. A tecnologia já existe e funciona; queremos agora que a prefeitura estude essa aplicação para dar mais tranquilidade ao nosso comércio", acrescenta Leoncine.

 

A indicação será relacionada na pauta de sessão ordinária (27) e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.

 

 

 


Publicado em: 21 de janeiro de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro