0800- 7719701


Marcos Caetano questiona encaminhamento de pacientes com câncer para tratamento via central de regulação de vagas



 

 

O vereador Marcos Caetano (PL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) e casos diagnosticados de câncer no município.

 

No documento, o parlamentar destacaque há relatos de que as pacientes atendidas no Núcleo de Especialidades de Americana com diagnósticos de câncer de mama, que necessitam de cirurgia, têm enfrentado demora no encaminhamento aos hospitais referenciados para atendimento e inicio do tratamento. O processo é feito via Central de Regulação Municipal Diretoria Regional de Saúde VII Campinas, onde os pacientes são inseridos conforme disponibilidade de vagas.

 

“Esse processo acaba acrescentando vários meses de espera. São meses aguardando por ligação do hospital para início do tratamento e sempre que entram em contato com a secretaria municipal de Saúde são informados que a partir do momento que o paciente está inserido no CROSS, o município não tem poder de interferência. Isso é desumano, pois a paciente está fragilizada e tem que esperar mais tempo devido à falta de recursos”, afirma o autor.

 

Marcos Caetano menciona a implantação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), prevista para funcionar em uma área do prédio anexo do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, e destaca declaração do secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, que pacientes que já aguardam na fila terão prioridade.

 

“A prefeitura estima que sejam realizados 5.300 procedimentos e 650 cirurgias, conforme prevê o Ministério da Saúde e a secretaria de estado da Saúde. Além disso, será necessário contratar médicos especialistas para o atendimento e cirurgia nos pacientes”, destacou Marcos Caetano.

 

No requerimento, o autorpergunta a quais hospitais são direcionadas as pacientes com câncer de mama e colo de útero e como são realizados os agendamentos, se pessoalmente ou por meio de dispositivo eletrônico. Questiona ainda se existe algum projeto para aperfeiçoar o agendamento de consultas e qual o tempo de espera nos casos que necessitam de cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Por fim, pergunta se existe data programada para o inicio dos trabalhos da Unacon.

 

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores na sessão ordinária de quinta-feira (17).

 

*Com informações da assessoria do parlamentar

 

 


Publicado em: 11 de fevereiro de 2022

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro