0800- 7719701


Mazinho Quevedo e Roberto Faé são homenageados pela Câmara em sessão solene



 

A Câmara Municipal de Americana realizou na terça-feira (15), no auditório do Centro de Cultura e Lazer de Americana (CCL), sessão solene para entrega de medalha de mérito “Herbert de Souza – Betinho” ao senhor Roberto Faé e de título de cidadão americanense ao senhor Osmar Lucianetti Quevedo, o Mazinho Quevedo. As homenagens foram motivadas por projetos de decreto legislativo de autoria do vereador Dr. Ulisses Silveira (PV).

 

Participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Pedro Peol (PV), os vereadores Celso Zoppi (PT), Davi Ramos (PC do B), Dr. Ulisses Silveira, Luciano Corrêa (PSD) e Moacir Romero (PT), o prefeito de Americana Omar Najar e os secretários municipais de Cultura, Fernando Giuliani, Planejamento, Cláudio Amarante, e Habitação, Marco Antonio Alves Jorge, o Kim, além de convidados e familiares dos homenageados.

 

Durante a solenidade, o vereador Dr. Ulisses Silveira, autor das proposituras, usou a palavra para enaltecer a história de vida dos homenageados. “O Roberto chama a atenção por essa tranquilidade em se misturar com pessoas simples e não ser percebido no meio delas, e somente as pessoas de coração bom têm essa visão social. O Mazinho, por sua vez, é um expoente da cultura caipira e uma pessoa que traz muito para Americana, muito querido por onde passa, que faz as coisas pensando nos outros, não só em si”, falou.

 

O presidente da Câmara, vereador Pedro Peol, também parabenizou os homenageados. “A parte humanitária do trabalho do Roberto é conhecida e muito importante para a nossa cidade, por isso fico muito feliz em saber que está recebendo essa medalha. E o Mazinho faz um trabalho muito importante de levar a cultura caipira, de raiz, através de todos os meios de comunicação. Parabéns!”.

 

Os homenageados discursaram em agradecimento às honrarias concedidas. “Agradeço à Casa e aos vereadores pela homenagem. Agradeço também à minha esposa, por estar sempre ao meu lado, me apoiando tudo. Dedico essa medalha aos meus sócios. Eu e meus sócios lutamos por Americana. Hoje sou homenageado, mas a medalha é também deles, pois tudo o que fazemos pela comunidade, fazemos juntos”, disse Roberto Faé.

 

“Americana sempre foi uma cidade especial para mim. Todas as vezes que estive aqui para me apresentar, sentia algo diferente. O caipira precisa da ligação com a terra para se sentir em casa, e aqui nesta terra eu também estou em casa”, agradeceu Mazinho Quevedo.

 

Honrarias

 

A honraria medalha “Herbert de Souza” foi instituída em 2008 na Câmara Municipal, através de decreto legislativo de autoria do vereador Oswaldo Nogueira (DEM). O objetivo é homenagear as pessoas e instituições que se destacaram na área social e mobilização popular.

 

O título de cidadão americanense é entregue a pessoas nascidas em outras cidades e que se destacaram em suas atividades no município.

 

Biografias

 

Osmar Lucianetti Quevedo (Mazinho Quevedo)

 

Nascido em Adamantina, interior de São Paulo, começou a tocar viola com dez anos de idade, influenciado pela música caipira autêntica. O aprendizado se deu através da observação e comparação com outros músicos e principalmente com os discos e fitas, criando assim, um estilo próprio de solar a viola.

 

Mazinho Quevedo é considerado um dos maiores músicos do Brasil na atualidade, sendo reconhecido também na Alemanha e Portugal como representante da música caipira e da viola brasileira.

 

Roberto Faé

 

Nascido em Americana em 21 de junho de 1951. Casado com Maria Regina Pereira Leite Faé, pai de Thiago, Thalita e Thomas. Avô de Enrico, Giovani, Laura e Davi. Desde muito jovem, trabalhou entregando leite e compras no armazém do Sr. Bumussa. Ao mesmo tempo, ajudava na empresa da família, a Têxtil Irmãos Faé Ltda. Iniciou sua trajetória no comércio vendendo tecidos bordados que adquiria em Ibitinga (SP).

 

Adquiriu uma indústria em São Paulo (Corttex) e a trouxe para Americana. Por 40 anos, foi proprietário, também, de uma das lojas mais antigas de Americana, a Fatex. Atualmente, Roberto Faé é um dos mais bem sucedidos e reconhecidos empresários da indústria têxtil brasileira, com atividades em Americana e nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

 

Recentemente, foi quem intermediou a parceria público-privada entre a Prefeitura de Americana e empresários da região para a conclusão da reforma do Teatro Municipal Lulu Benencase sendo, também, um dos doadores. Além disso, realizou doações, também, para a construção da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Francisco. Foi agraciado em 2010 com o título de cidadão emérito de Americana e, em 2009, com o título de cidadão sul-mato-grossense pela assembleia legislativa do estado.

 

 


Publicado em: 17 de março de 2016

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro