0800- 7719701


Meche pede apuração sobre livro com conteúdo sexual em escola municipal



O vereador Marschelo Meche (PL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações e providências da prefeitura sobre acervo literário destinado a crianças na rede municipal de educação.

 

No documento, o parlamentar relata ter sido procurado por pais de alunos que entraram em contato com seu gabinete para questionar a disponibilidade de um livro, indicado para faixa etária de 3 a 5 anos, em biblioteca da escola municipal Professor Professor Jonas Correa de Arruda Filho, no bairro Vila Margarida. Segundo reclamações dos pais, o título apresenta imagens controversas a pretexto de discutir educação sexual.

 

Segundo Meche, o objetivo do requerimento é mediar esse questionamento da comunidade junto ao Poder Executivo. “Na condição de vereador, meu gabinete estará sempre aberto a todas as pessoas que tenham reivindicações. Essa questão da literatura nas escolas, é importante que façamos acompanhamento para estimular projetos nesse sentido, mas também cabe monitorarmos quando uma política pública não está em acordo com os valores da comunidade. Estou fiscalizando a gestão dos acervos literários e pedindo apuração sobre o ocorrido. É uma questão de darmos uma posição, enquanto poder público, aos responsáveis pelas crianças da nossa cidade”, afirma.

 

O parlamentar questiona no requerimento em quais outras unidades escolares o livro está disponível; se o título é acessado livremente por todos os alunos; se existem orientações pedagógicas para que haja recomendação literária aos alunos antes da escolha dos títulos; como são feitas as orientações aos responsáveis (mães, pais, familiares) sobre a forma de dialogar com a criança a partir da leitura do livro mencionado; em quais unidades escolares municipais há profissionais bibliotecários para gestão dos acervos literários; e se há previsão para contratação de profissionais.

                            

Ainda no documento, Meche pede providências para avaliação dos títulos sobre educação sexual para o público infantil por parte dos profissionais de educação da escola e suspensão da circulação para estudantes. Solicita, ainda, estudos para implementação de projeto de orientação aos responsáveis pelos alunos para abordar os temas e debater a forma de acesso dos alunos a esses materiais.

 

O requerimento foi aprovado pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária, e será enviado à prefeitura de Americana para resposta.

 


Publicado em: 04 de novembro de 2022

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro